Prefeitura inicia testagem de pacientes assintomáticos de Covid-19

A Prefeitura de Maricá deu início à testagem de pacientes assintomáticos nesta terça-feira (16/06), conforme anunciado. Os testes rápidos que identificam ou não o coronavírus da Covid-19 começaram a ser aplicados primeiramente em idosos acima de 60 anos. O resultado é fornecido em até 10 minutos para o paciente. Os exames estão sendo realizados na unidade de Saúde nas quais os idosos estão cadastrados, por ordem alfabética. Caso não exista o cadastro, a orientação dada pela Secretaria de Saúde é que o idoso apresente documento de identificação com foto, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência para que o teste seja feito.

Naqueles locais onde não há um posto de referência, a Secretaria de Saúde providenciou equipes volantes que montaram bases para a realização do teste. Somente neste primeiro dia foram testados 609 idosos. Destes, em sete o teste acusou positivo. Como estavam assintomáticos, todos receberam imediatamente a orientação para ficarem em isolamento domiciliar e serão acompanhados pela Vigilância Epidemiológica.

“Esse teste rápido é muito importante para gente identificar o vírus, e caso o resultado seja positivo, podemos fazer o tratamento antecipado e não deixar os sintomas piorarem”, disse Elisabeth Carvalhar, de 66 anos, que realizou o exame na tenda montada na Praça do Caxito, a primeira base volante estabelecida pela secretaria. Nesta quarta, a equipe continuará no mesmo local.  “Estou aqui porque além da minha saúde, tem a saúde da minha família que convive comigo, como filhos e netos, então pra mim é preocupante. E o que podemos dizer para os outros idosos é que continuemos em casa, só assim estaremos protegidos”, comentou Aimer Viana, de 64 anos. Tanto ela, quanto Elisabeth testaram negativo para a Covid-19.

A procura também nas unidades de atenção básica ficou dentro do previsto neste primeiro dia. Morador de Ubatiba, o aposentado Arthur Marques Silva, 65, esteve na Estratégia de Saúde da Família (ESF), em Inoã, onde é cadastrado para fazer o teste. Como os outros postos, o local foi preparado para receber os idosos seguindo os protocolos de segurança, com atendimento individual, equipes com trajes de proteção, sinalização de distanciamento social entre outras medidas.

“É muito importante identificar se estamos com o vírus para evitar o contágio. Tão importante quanto o teste é permanecer em isolamento social”, afirma. O aposentado Antônio da Silva Rocha, 72 anos, morador de Inoã, disse que foi chamado pelo posto para fazer a testagem.  “Estava esperando por isso há muito tempo. Porque minha saúde é mais importante. Receber resultado que estou negativo para esta doença, me deu uma nova vida”, comentou.

A secretária de Saúde de Maricá, Simone Costa, reforçou a orientação para que os idosos de mais de 60 anos que não tenham sintomas de Covid-19 façam o teste de detecção da doença nas unidades de saúde da família. “Vale ressaltar que mesmo com o resultado negativo é importante que o isolamento continue. O resultado negativo não significa que a pessoa está imune de contrair o vírus”, disse Simone. Segundo a secretaria de Saúde, em outras fases, serão testados outros grupos de moradores. Caso algum parente do idoso apresente sintomas de covid-19, toda a família será acompanhada pela secretaria.

Nas localidades que não contam com unidades de Saúde, chamados de “vazios sanitários”, a testagem está sendo feita por uma equipe móvel, que seguirá um cronograma próprio. Nesses locais, não será necessário seguir a ordem alfabética (consulte a programação abaixo). Para saber a unidade de saúde de referência, basta inserir o endereço no link:

Confira a programação da testagem nas Unidades de Atenção Básica:

17/06: letras A e B

18 e 19/06: letras C e D

22 e 23/06: letras E, F e G

24/06: letras H e I

25 e 26/06: letras J, K e L

29 e 30/06: letra M

01 e 02/07: letras N, O e P

03 e 06/07: letras Q e R

07 e 08/07: letras S e T

09/07: letras U, V e X