Barreira sanitária - Foto: Evelen Gouvêa

Para evitar a proliferação do novo coronavírus e com o objetivo de reduzir os casos da doença na cidade, a Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional, instalou seis barreiras sanitárias que começaram a operar nesta sexta-feira (15/05). São cinco bloqueios funcionando nos fins de semana nos acessos à região litorânea, e um fixo na RJ-114, na rodovia que liga Maricá a Itaboraí.

Para o empresário Wallace Fernandes, de 39 anos, morador de Itaipuaçu, a medida é fundamental para o não agravamento do quadro de casos da cidade. “Vai evitar permanentemente que outras pessoas venham para cá. Algumas pessoas reclamam das ações, mas não entenderam a gravidade da doença. O dinheiro a gente recupera depois, primeiro vem a vida”, comentou.

O aposentado Carlos Magno Couto, 63, morador de São José do Imbassaí, foi um dos primeiros a passar pela barreira fixa montada na RJ-114. Ele contou que está satisfeito com a ação e agora se sente mais seguro. “Eu concordo com a medida porque tem muita gente de fora entrando aqui, a gente tem família e precisa proteger, não sabemos o que essas pessoas trazem para cá. Esse trabalho é essencial”, disse.

Além de solicitar a documentação que comprove o vínculo do motorista com a cidade, os agentes utilizam equipamentos para aferir a temperatura de todas as pessoas que passam pelas barreiras. Os motoristas e ocupantes dos veículos que tiverem febre detectada são imediatamente encaminhados para um dos três polos de atendimento ao Covid-19 no Centro (Esporte Clube Maricá), em Itaipuaçu (Rua 34) e em Ponta Negra (Rua Capitão José Caetano de Oliveira – paralela a rua da praia). Também estão sendo distribuídas máscaras reutilizáveis para os ocupantes do veículo, seguindo o decreto municipal que determina o uso de máscaras.

“No momento selecionamos cinco pontos. Em Itaipuaçu fechamos a Serrinha, o Cala Boca e o Cajueiro, as outras barreiras estão na Barra de Maricá e em Ponta Negra. Já barreira na RJ-114 objetiva reduzir o fluxo de pessoas oriundas do município vizinho”, explicou o secretário de Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional, Júlio Veras.

Ainda de acordo com o secretário, o morador ou trabalhador que não possuir documento de comprovação de vínculo com a cidade, poderá preencher um termo de declaração.

“O cidadão vai preencher uma declaração, com endereço completo. Vamos anotar a placa do veículo e o endereço e faremos uma checagem para saber se é mesmo morador de Maricá. Da última vez foram preenchidas duas mil declarações de moradores”, completou.