Quase 120 veículos foram impedidos de entrar em Maricá somente neste domingo (03/05) por conta das barreiras sanitárias da prefeitura instaladas nos acessos para evitar aglomerações durante o feriado do Dia do Trabalhador. O bloqueio foi iniciado na quinta-feira (30/04) e encerrou às 18h deste domingo. Nos dez pontos apenas residentes e pessoas que trabalham na cidade puderam passar. No balanço do dia, Ponta Negra, Zacarias e Recanto (Itaipuaçu) foram os locais com mais veículos impedidos de acessar a cidade.

De acordo coma Secretaria de Ordem Pública e Gabinete Institucional, o fluxo de veículos em toda a cidade este ano foi 34% menor em relação ao mesmo período do ano passado, quando não havia isolamento social. O fluxo de veículos também reduziu consideravelmente neste final de semana, em relação ao da semana passada – com uma queda de 27% em todos os locais fiscalizados.

“As barreiras sanitárias cumpriram com o seu objetivo, pudemos perceber isso por conta dos números. A redução de veículos no município foi muito significativa, principalmente em um comparativo com 2019 e final de semana passado. Nós aprendemos com essa grande operação, e a população também. Torcemos muito agora para os números daqui a 15, 20 dias os números de casos na cidade não cresçam, porque esse foi o motivo de isolarmos a cidade no feriado”, explicou o secretário de Ordem Pública e Gabinete Institucional, Júlio Veras.

Para ter acesso aos bairros de Maricá, o motorista deveria apresentar um comprovante de residência ou que trabalhava em algum estabelecimento permitido pela Prefeitura durante o isolamento social. Aqueles que não tinham um comprovante  preencheram um termo de declaração  informando o endereço, telefone e CPF. As informações foram consultadas pelos agentes no ato da entrega do termo.

Confira abaixo o balanço deste domingo (03/05) dos veículos que não puderam entrar no município:

Jaconé – 5 veículos

Ponta Negra – 20 veículos