Começou nesta quinta-feira (30/04), às 15h, a barreira sanitária montada pela Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Ordem Pública e Gabinete Institucional, para impedir o acesso de visitantes aos pontos turísticos do município, durante o feriado prolongado do Dia do Trabalhador. O objetivo é o de manter o isolamento social devido à pandemia da Covid-19.

As barreiras sanitárias funcionam 24 horas, são compostas por bloqueios com cones e veículos da guarda municipal e da polícia militar. No total, participam 260 agentes da guarda municipal, PROEIS, Defesa Civil e orientadores de trânsito. Elas estão localizadas em 10 pontos da cidade: Estrada da Serrinha, Calaboca, Cajueiro, São José do Imbassaí, Zacarias, Bambuí, Espraiado, Ubatiba, Jaconé e Ponta Negra.

Para ter acesso a qualquer bairro o motorista deverá apresentar durante a abordagem um comprovante de residência. Caso não possua, deverá preencher termo de declaração com o endereço, telefone e placa do veículo para uma posterior fiscalização.

De acordo com o secretário de Ordem Pública e Gabinete Institucional, Júlio Veras, a operação visa à manutenção do combate feito pela cidade à doença. “Pedimos a compreensão de toda a população, sobretudo os moradores de outros lugares. Estamos fazendo um apelo, pois há uma constante luta pela vida. Mais importante do que o direito de ir vir há o direito à vida”, disse.

A instalação de barreiras recebeu aprovação dos moradores da cidade. “A medida é importante porque até hoje muita gente estava vindo direto para Maricá, criando aglomerações e contrariando as recomendações. Eu vejo como uma medida positiva, e que isso ajude contra o vírus”, disse o estudante Lucas Coelho, 23, morador de Inoã.

Para o autônomo, morador do Jardim Atlântico, Milton Dias, a medida é positiva e visa combater principalmente as aglomerações. “Tenho notado muita gente nova vindo para cá nesses dias. Precisamos de cada vez mais prevenção, e válido para resguardar a gente”, comentou.

Já o morador do bairro Zacarias, Evaldo Marins, 45, chama a atenção para o grande número de pessoas que já estão na cidade. “É uma medida necessária. Já tem muita gente aqui, e a gente precisa evitar que a cidade fique ainda mais cheia, e tenha aglomeração”, disse.

ESTACIONAMENTO PROIBIDO

O decreto de número 533, publicado nesta quarta-feira (29/04), determinou a proibição do estacionamento de veículos em toda a orla do município. De acordo com o secretário de Trânsito e Engenharia Viária, Edson do Amaral, o estacionamento está proibido nos 45 quilômetros de orla, e o motorista que não respeitar estará sujeito a reboque e multa.

Além da proibição do estacionamento, está restrito somente à moradores o acesso ao bairro da Barra de Maricá. “Restringimos o acesso e para isso fechamos algumas ruas com manilha. Só é possível entrar no bairro através da Rua Cinco e a saída será pela Rua Quatro. Essa foi à medida que tivemos para conter o fluxo à orla”, explicou o secretário.