Foto: Divulgação

A Prefeitura de Maricá abriu na manhã desta segunda-feira (13/04), o Polo de Atendimento exclusivo para pacientes com suspeita de Covid-19 em Itaipuaçu. A estrutura fica localizada entre as ruas 08 e 09, na esquina com a Rua 34. O local vai funcionar todos os dias de 08h às 20h e tem capacidade para atender até 600 pessoas por dia. Até o fim da tarde, cerca de 25 pessoas haviam passado por avaliação na estrutura. Nenhum encaminhamento ao hospital foi feito.

Na entrada do polo, os pacientes e acompanhantes tem acesso a um lavatório com água, sabão e álcool em gel para higienização das mãos. Antes de passar pela avaliação médica, os pacientes são divididos em duas alas, com ou sem febre. Os idosos são atendidos separadamente dos demais grupos.

Esse é o segundo polo de atendimento exclusivo para pacientes com suspeita do novo coronavírus. O primeiro já foi inaugurado e está em funcionamento no Esporte Clube Maricá, no Centro da cidade. A terceira unidade será inaugurada nas próximas semanas em Ponta Negra.

A importância do polo está na possibilidade de o paciente ter acesso a um diagnóstico inicial rápido, não importando se esteja sintomático ou não para o novo coronavírus, para o quadro que apresentar. “Pode acontecer do paciente apresentar os sintomas de corona e um quadro de pressão alta, então aqui na farmácia já temos medicação injetável e também temos medicação para pessoa levar para residência, como antitérmico, xarope e antibiótico. Em casos mais graves, as nossas ambulâncias, que ficam disponíveis aqui, fazem a transferência do paciente até o Hospital”, disse Simone Costa, Secretária de Saúde.

“Eu tive os sintomas e fiquei em isolamento social, agora vim até aqui para ver se já estava liberado. Esse polo é uma grande referência para as outras cidades. É importante que o atendimento de quem tem os sintomas do vírus seja em outro local. A Prefeitura está de parabéns, atendimento de primeira”, disse o morador de Itaocaia Valley, Moisés Francisco do Nascimento, de 45 anos, após receber atendimento no local.