Dentro das medidas para evitar aglomerações e a circulação desnecessária de pessoas, parte fundamental da estratégia de prevenção à pandemia do coronavírus, a Prefeitura de Maricá publicou decreto municipal suspendendo serviços e parte do comércio em toda cidade neste sábado, domingo e segunda-feira (21, 22 e 23/03). Somente estão liberadas para funcionamento farmácias, padarias, postos de combustíveis, mercados e supermercados.

O novo decreto proíbe o funcionamento de bares e restaurantes até segunda-feira – no decreto anterior, esses estabelecimentos podiam abrir em horários específicos e com capacidade reduzida a 30%.

O anúncio foi feito nesta sexta-feira (20/03) durante uma visita do prefeito às obras do Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara. Para o prefeito, é necessário que a população tenha plena consciência do que está acontecendo.

“Ainda tem muita gente na rua e é preciso parar mesmo a cidade por um tempo. Estamos fechando serviços e o comércio, permitindo apenas que parte dele funcione. Entendemos o sacrifício de quem atua nesses setores e estamos preparando um pacote de ajuda a esses empreendedores para ajudar a atravessar esse período”, antecipou Fabiano Horta, afirmando que irá anunciar em breve os detalhes da ajuda.

Diversas ações já foram tomadas para conscientizar as pessoas a ficarem em casa para que o vírus não se propague. A partir desta sexta-feira (20) e ao longo de todo o fim de semana, o acesso às praias de toda a orla será fechado. Equipes das secretarias de Ordem Pública e Gabinete Institucional, de Trânsito e Engenharia Viária, de Transporte e Posturas, Proteção e Defesa Civil e da Guarda Municipal estão desde cedo nesses locais para impedir a entrada e a permanência de banhistas nas areias.

O acesso à cachoeira da região rural do Espraiado também foi fechado. Outra precaução da Prefeitura foi suspender o funcionamento de todos os órgãos públicos de quinta a segunda-feira (19 a 23/03).

Todas as medidas tem o mesmo objetivo: evitar ao máximo a circulação de pessoas no município para conter o rápido crescimento de contágio da Covid-19. Em coletiva de imprensa realizada na quarta-feira (18/03), no Paço Municipal, o prefeito Fabiano Horta anunciou o decreto do Estado de Calamidade Pública e de outras medidas adotadas pelo Gabinete de Ação como prevenção à disseminação do novo coronavírus, mesmo a cidade não registrando nenhum caso confirmado da doença. O decreto de Calamidade Pública é uma medida administrativa que permite, entre outras questões, a compra emergencial de insumos necessários para a atuação no enfrentamento da pandemia.