A Coordenação de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde de Maricá, comunica que, após a contraprova feita nas amostras coletadas e enviadas ao laboratório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o resultado do exame para Coronavirus no único paciente suspeito em Maricá foi *negativo*. O teste com a Fiocruz é a etapa final do processo de verificação, que antes passa por duas fases de análise no Lacen, do governo estadual.

Embora a Secretaria Estadual de Saúde tenha divulgado, na tarde desta terça-feira, que há dois casos suspeitos em análise, uma consulta feita pela Secretaria Municipal de Saúde ao sistema na internet onde esses dados são compilados mostra que lá consta apenas um caso e já classificado como negativo. A secretaria entrará em contato com a área estadual para que solicitar que esta dê baixa no sistema.

O paciente, um homem, deu entrada no Hospital Conde Modesto Leal na última sexta-feira (28/02), queixando-se de dor na garganta. Como havia estado em contato com uma pessoa proveniente de Florença, Itália (onde na ocasião havia um caso de coronavírus), decidiu-se pela coleta e envio de amostras de sangue para análise. Sem quadro clinico, o paciente foi liberado e recebeu orientações.