A Coordenação de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde de Maricá, comunica que, após a contraprova feita nas amostras coletadas e enviadas ao laboratório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o resultado do exame para Coronavirus no único paciente suspeito em Maricá foi *negativo*. Antes dessa análise, as amostras passaram por duas outras etapas preliminares de testes no Lacen, laboratório ligado ao estado.

Apesar de a Secretaria Estadual de Saúde ter divulgado, na tarde desta terça-feira, que há dois casos suspeitos em análise, a  Secretaria Municipal de Saúde de Maricá entrou na área do site estadual onde esses dados são compilados e confirmou que no sistema consta apenas um caso para Maricá e já classificado como negativo. A secretaria entrará em contato com o estado para solicitar a baixa no sistema.

O paciente, agora negativado, um homem, deu entrada no Hospital Conde Modesto Leal na última sexta-feira (28/02), queixando-se de dor na garganta. Como havia estado em contato com uma pessoa proveniente de Florença, Itália (onde na ocasião havia um caso de coronavírus), decidiu-se pela coleta e envio de amostras de sangue para análise. Sem quadro clinico, o paciente foi liberado e recebeu orientações.