Um problema técnico em um guindaste provocou a suspensão da operação que iria instalar, nesta segunda-feira (30/12), as últimas peças da nova passarela de pedestres de São José de Imbassaí, na altura do quilômetro 22 da RJ-106. A equipe responsável pela intervenção fazia os últimos ajustes para iniciar o erguimento das estruturas (um pilar central e as duas partes do piso já com os guarda-corpos fixados) quando foi constatado o defeito.  A Guarda Municipal já se preparava para acionar um desvio de trânsito pelas ruas do bairro com apoio do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv), que não chegou a ser utilizado.

De acordo com a Autarquia de Serviços de Obras de Maricá (Somar), uma nova data será confirmada, mas a tendência é que a montagem ocorra na primeira semana de janeiro. Até lá, as peças ficarão guardadas no Complexo de Infraestrutura da Prefeitura, no Caxito. O presidente da autarquia, Renato Machado, confirmou que as duas próximas passarelas da rodovia serão instaladas nos quilômetros 23,5 (em frente ao novo hospital municipal Dr. Ernesto Che Guevara) e 16 (ao lado da Escola Municipalizada de Inoã).

“Sabemos que o fluxo de pedestres aqui é bastante grande, principalmente de alunos da escola aqui ao lado. As famílias que vivem aqui podem celebrar, pois estarão mais seguras para atravessar”, afirmou Renato Machado.

A nova passarela, que terá uma extensão de 34 metros e 6,50 de altura, com rampas de 2 metros de largura de cada lado, começou a ser montada no dia 25 de outubro. Em 27 de novembro, a equipe realizou uma escavação na divisória das pistas da rodovia, com 3 metros de largura e outros 3 de profundidade, para receber o pilar central da passagem. O investimento do município, apesar de a rodovia ser estadual, é de R$ 1,5 milhão.