Sob o tema “Saúde Mental Na Atenção Primária: Estratégias De Promoção Do Cuidado Em Saúde” a Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Saúde, promoveu nesta quinta-feira (05/12) o II Fórum de Saúde Mental do município. O evento, realizado no Espaço Sal da Terra, no Centro, contou com a participação de profissionais das mais diversas áreas da rede municipal de Saúde, entre eles, médicos, enfermeiros, especialistas e muitos outros.

“Esse fórum tem uma importância estratégica muito grande e, objetivos bem definidos. Hoje estamos abordando dois pontos de atenção dentro da saúde que é a atenção primaria, porta de entrada do usuário no Sistema Único de Saúde e a saúde mental que é o adoecimento psíquico e suas varias complexidades e graus de complexidade que, vai desde o sofrimento leve do cotidiano até um quadro de depressão”, explicou Edna Francisca, gerente de saúde mental da rede municipal.

Segundo Maria Angélica, coordenadora da Atenção Primaria em Saúde de Maricá, muitos desdobramentos em beneficio da população devem acontecer após o Fórum.

“Quando qualificamos o profissional também qualificamos o cuidado e essa qualificação reflete diretamente no atendimento ao nosso usuário e, por isso, é importante a discussão da saúde mental, a troca de experiências entre os profissionais e a fomentação de debates na atenção primaria. Não tenho duvidas de que a partir deste fórum outras iniciativas como foros intersetoriais, espaços de diálogos e espaços de reflexão serão pensados e realizados em Maricá”, avaliou Maria Angélica.

Para a palestrante convidada, Karen Athie, superintendente de atenção psicossocial em vulnerabilidade da Secretaria de Saúde do Estado do RJ, Maricá está no caminho certo ao promover um evento que dialoga a respeito da saúde mental na Atenção Primaria em Saúde.

“É a primeira vez que venho a Maricá e estou surpreendida de uma forma muito positiva. É muito difícil encontrar uma cidade que promove uma ação pensada na saúde mental de sua população. O que estou vendo aqui é o mundo dos sonhos e na minha avaliação Maricá está dando um passo importante ao promover esse fórum”, afirmou.

“Sou médica há 38 anos e no meu entendimento todos os agentes de saúde precisam estar e participar de um programa com este. Esse fórum vem de acordo com a comunidade. Temos que tratar nossos pacientes muito bem, com carinho, com amor e com um olhar verdadeiramente humanizado”, ressaltou Deise Mendes, médica da Saúde da Família em Itaipuaçu.

“Iniciativas como essa nos orientam e nos preparam para saber como agir e como direcionar os pacientes que nos procuram nos postos de saúde. E, é muito importante que nós, profissionais da saúde, estejamos alinhados e bem capacitados para sabermos o que realmente precisa ser feito durante o atendimento a população”, disse Ana Claudia de Almeida, enfermeira e supervisora da estratégia de Saúde da Família de Itaipuaçu.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here