Pavimentação na Mumbuca - Foto: Marcos Fabricio

A Prefeitura de Maricá concluiu nesta sexta-feira (08/11) a pavimentação da Rua Abreu Sodré, entre a Rua Ivone dos Santos Cardoso (na altura da praça de Itapeba) e a ponte da Mumbuca. O último trecho da via, na chegada à ponte, recebeu asfaltamento numa extensão aproximada de 350 metros.

Por conta da intervenção, a ponte ficou fechada ao trânsito durante todo o dia, o que impediu o acesso pela região do Centro da cidade. A alternativa para chegar ou sair do bairro foi a Rua Antônio Eduardo, a partir da RJ-106.

Homens e máquinas da autarquia de Serviços de Obras de Maricá (SOMAR) atuaram ao longo do dia para finalizar a aplicação do asfalto no local. A próxima etapa será a sinalização a cargo da nova Secretaria de Trânsito e Engenharia Viária, que deve começar após o feriado da Proclamação da República.

O órgão antecipou que a via terá duas faixas elevadas (os chamados ‘traffc calmings’), uma na altura do condomínio Mataruna e outra próximo à esquina com a Rua Antônio Eduardo, e também que a ciclofaixa será marcada junto à faixa de rolamento no sentido Centro.

Para os moradores, as novidades na principal via da Mumbuca prometem trazer mudanças e novos hábitos. “Minha tem duas entradas distintas, mas acho que depois dessa obra vou trazer a principal para este lado. Vai ficar até mais limpa”, projetou o aposentado Carlos Veloso, de 74 anos, que vive há 35 numa casa junto à cabeceira da ponte.

Ao lado dele, na comunidade conhecida como ‘Quarentinha’, o encarregado José Flávio Barreto observava a movimentação e disse que já aproveita o novo piso. “Andei de bicicleta hoje cedo e o piso está muito bom. Vou passar a andar sempre por aqui”, garantiu o morador que nasceu e cresceu no local há 59 anos.

A intervenção, que começou em fevereiro, está incluída no planejamento cicloviário da cidade, que contempla três eixos: São José-Centro (11 km), Ubatiba-Centro (4 km) e Ponta Negra-Centro (26,5 km).

O trecho onde acontecem as obras é um dos que tem maior movimento de ciclistas da região do Centro da cidade, com um trânsito quase ininterrupto de bicicletas a qualquer hora do dia.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here