Foto: Elsson Campos

Contribuintes de Maricá que procurarem o Serviço Integrado Municipal (SIM) já podem contar com respostas em menor tempo às solicitações. Processos para averbação de imóveis, recursos municipais, legalização de empresas e recebimento de ofícios estão entre os que já estão sendo feitos por via digital. A ação integra o programa de modernização implementado pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão.

A mudança otimiza o tempo dos servidores e desburocratiza a vida dos cidadãos, além de promover celeridade no andamento dos documentos. Ao dar entrada na legalização de empresas, por exemplo, o contribuinte – com o auxílio de um servidor – já conta com a opção de retirar os alvarás nas modalidades dia e baixo-risco de maneira digital.

A operação digital substitui os trâmites – como despachos e outras etapas dos processos – físicos, o que exigia o transporte dos volumes entre os setores vinculados à ação. Também representa uma economia para os cofres públicos.

Serviço:

SIM Inoã (Avenida Gilberto de Carvalho, na primeira entrada de Itaipuaçu).

SIM Itaipuaçu (terminal rodoviário – Rua Professor Cardoso de Menezes, antiga Rua 1)

Casa do Passaporte (Praça Orlando de Barros Pimentel, Centro).