Blitz educativa sobre trânsito para alunos da EM João Monteiro, em Itaipuaçu - Foto: Elsson Campos

Em alusão à Semana Nacional do Trânsito, comemorada anualmente entre os dias 18/09 e 25/09, mais de 50 alunos do 6º ano da E.M. João Monteiro, em Itaipuaçu, participaram na manhã desta quarta-feira (25/09) de uma ação sobre educação para o trânsito.

A palestra foi promovida pelo Grupamento de Trânsito Urbano, vinculado à Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Trânsito, em parceria com a Secretaria de Educação.

Para o comandante da Guarda Municipal de Maricá, Renato Luiz Moreira, as atividades na Semana Nacional de Trânsito são essenciais para ratificar as ações da GM que atuam diretamente na fiscalização, ordenamento e conscientização dos condutores, pedestres, ciclistas e motociclistas.

Durante o encontro os inspetores de trânsito da guarda discorreram sobre o Código Brasileiro de Trânsito (CBT). Liana Borges também falou sobre a falta de respeito às leis e regras, as principais placas de sinalização, explicando a diferença, por exemplo, entre as de proibido estacionar e parar, e a distinção entre as placas quadradas que são de advertência e as redondas que são de regulamentação.

Para a inspetora, o intuito da palestra que, diferentemente dos dois últimos anos da campanha está visitando diversas escolas municipais, é por em prática uma filosofia do filósofo e matemático grego Pitágoras.

“Educai as crianças e não será preciso punir os homens, essa é a máxima que buscamos atingir com essa campanha. Desde cedo, buscarmos ensinar para que cresçam e se tornem condutores mais conscientes”, ressaltou Liana.

O aluno Gustavo Fernando da Silva, de 12 anos, adorou a palestra e destacou que foi importante para conhecer algumas regras que desconhecia. “Não sabia que existia a placa do triângulo, que é dê a preferência. Tudo isso nos ajuda a ficar mais espertos para não sofrer e nem causar acidentes”, destacou.

Liana destacou que uma das causas mais mortais para acidentes de trânsito são os celulares. “O telefone distrai o condutor e, muitas vezes, o pedestre que insiste em andar na rua manuseando o aparelho. Temos que ter em mente que não há nada mais importante do que a vida”, alertou a inspetora.

Bastante participativa, a aluna Milena Correa da Silva, de 13 anos, relatou que, inclusive, já presenciou um acidente de trânsito causado pelo uso indevido do celular. “Eu sempre fico alerta e aviso para não usar o telefone enquanto dirige”, declarou.

Outro erro citado pela inspetora que é considerado crime de trânsito é permitir que pessoas não habilitadas, principalmente menores, conduzam veículos automotores.

“Não achem que vocês estão tirando onda pegando o carro ou motos dos pais para dar uma volta que seja. Vocês estão colocando a vida em risco, além de estarem cometendo um crime com risco inclusive de prisão para o dono do veículo”, salientou.

A aluna Júlia Cardoso, de 12 anos, adorou participar da palestra. “É legal porque nos incentiva a não fazer nada errado, a atravessar na faixa de pedestre para não correr o risco de sermos atropelados, a não usar celular na rua e não deixar nossos pais dirigir usando e a ficar mais atento às placas de sinalização que não estão ali por enfeite. Tem uma razão”, justificou a aluna.

Para a diretora geral da escola, Ana Paula Altoé, é fundamental esse tipo de atividade para ajudar no desenvolvimento acadêmico dos alunos. “Eles adoram, participam e tiram todas as dúvidas o que contribuiu bastante no processo de aprendizagem, destacando que durante todo o ano letivo trabalhamos com atividades que despertem neles a autonomia, e a identidade”, explicou.

Em Maricá, as ações, que além de palestras e blitz educativas contemplam 24 escolas municipais dos quatro distritos, seguirão até o dia 12/10, com atividades para crianças e adultos na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro.

As ações seguem nesta quinta-feira (25/09) na Escola Municipal Dilza da Silva de Sá Rego, em Jaconé, de manhã, e na Legião da Boa Vontade (LBV) de Maricá, à tarde, no Centro e na sexta-feira (26/09) na Escola Municipalizada Inoã.