Revitalização da orla de Guaratiba - Foto: Elsson Campos

A Prefeitura de Maricá entrega nesta sexta-feira, dia 13/09, a partir das 18h, a nova Orla de Guaratiba. Com esse, já são quatro grandes espaços de convivência e lazer entregues nos últimos dois anos, o que inclui as orlas de Araçatiba, das Amendoeiras (São José do Imbassaí) e Zé Garoto (Boqueirão). Tais locais firmaram-se também como importantes equipamentos turísticos à disposição de quem mora ou visita a cidade.

O local passou por uma completa revitalização, que inclui 19 mil metros quadrados de praça, com área de praia para piqueniques, academia para a terceira idade e para pessoas com deficiência, parque para a criançada com equipamento para cadeirantes, mesa de pingue pongue, campo de futebol e duas quadras de vôlei e futevôlei com iluminação.

Além disso, foram instalados piso alerta direcional para pessoas com deficiência visual e 160 luminárias (sendo 120 postes duplos e 40 simples) em toda a extensão da orla e na praça.

O trecho da Avenida Reginaldo Zeidan, cujo piso vem sendo recapeado desde o último sábado (31/08), começou a receber nesta terça-feira (03/09) três faixas elevadas de travessia (‘traffic calmings’).

O primeiro fica junto ao Jardim de Infância Municipalizado Trenzinho da Esperança. A vegetação que já existia no local foi recuperada e revitalizada com o plantio de palmeiras e outras espécies na via e no centro da avenida.

De acordo com o presidente da autarquia de Serviços de Obras de Maricá (Somar), Renato Machado, o acesso para os barcos dos pescadores locais foi reformado, bem como foi criado um espaço para a limpeza de peixes.

Segundo ele, este é mais um espaço que vai valorizar a comunidade e estimular a convivência dos moradores. “Este é um trabalho que se intensificou neste governo, porque queremos que isso ajude a ocupar a mente das pessoas com coisas saudáveis, além do lazer que oferece perto de casa”, ressaltou o presidente.

O projeto contempla ainda uma horta comunitária e uma área para o plantio de 104 mudas de árvores nativas de Maricá. A ação contará com a participação dos alunos e vai homenagear, por iniciativa da escola, cinco antigos moradores do bairro.

“Moro aqui há 50 anos, era poeira quando eu ia levar as filhas e sobrinhas ao baile lá fora, o ônibus acabava 22h. Essa obra está nota 10, tudo muito lindo. Aqui, agora já não é mais uma praça, é uma cidade”, comemorou Alda Martins, de 77 anos.

Ao lado da filha Helena Rivas (48 anos), Natalina Eliseu do Amparo (92 anos), nascida e criada no local, não acreditou que veria tantas melhorias. “A gente vivia aqui de fazer esteira e rede, sempre foi o porto da pescaria, onde meu marido e meu pai pescavam”, lembrou. “Hoje eu já fui, fiz ginástica e assim a gente vai levando a vida. Estou muito feliz”, completou Natalina.

Já a auxiliar administrativa Adriene Cristina Leite, de 28 anos, veio há quatro meses de São João de Meriti e comemorou o fato de ter um lazer para a pequena Sofia, de 3 anos. “Vai ter lugar para ela brincar pertinho de casa, antes só podia levar lá em Araçatiba. Lá onde eu morava não tinha lugares assim”, contou.