Mumbuca Futuro - Foto: de Evelen Gouvêa

Muitos sonhos estão por trás das histórias dos 968 alunos do 9º ano participantes do programa Mumbuca Futuro. Cursar faculdade, fazer cursos preparatórios para seguir carreira militar e abrir um pequeno negócio são alguns dos caminhos planejados pelos estudantes para investir o benefício concedido pelo programa  – R$ 1.200 depositados a cada ano cursado no ensino fundamental e médio, condicionados à aprovação e frequência escolar. A iniciativa é da Secretaria de Economia Solidária, em parceira com a Secretaria de Educação

No contraturno escolar, os beneficiados recebem aulas de economia solidária, empreendedorismo e cooperativismo, uma vez por semana, às quartas ou quintas-feiras. Erick Vinícius Coelho, de 14 anos, aluno da EM. Vereador João da Silva Bezerra e morador da Barra de Maricá, sonha em cursar engenharia civil. “Moro com minha mãe e vivemos do benefício que ela recebe que não chega a R$ 1 mil. Esse dinheiro ajudará muito”, disse. “Não gosto de gastar com nada desnecessário. E essas aulas me ajudam a ter uma visão mais ampla do mundo”, salientou.

“Com esse dinheiro, poderei investir na carreira e no meu sonho. Serei motivo de orgulho para os meus pais, que estudaram só até a sexta série e sonham em me ver formada”, disse Elley Nicolly da Silva Lima, de 16 anos, aluna da E.M. Profº Darcy Ribeiro, que quer cursar Direito para ser delegada. “A principal forma de manutenção da desigualdade social é pela desigualdade de oportunidades. O Mumbuca Futuro garante que todos tenham a chance de crescer e de trabalhar por uma vida melhor”, reforça o secretário de Economia Solidária, Diego Zeidan.

Morador da Barra, Lucas dos Santos da Silva, de 14 anos, do 9º ano da E.M. Vereador João da Silva Bezerra, ainda não decidiu se será engenheiro naval ou militar da Aeronáutica. “Ainda estou pensando, mas uma coisa é certa, vou poupar e investir na minha formação”, adiantou. Robson Santos Barbosa, de 14 anos, pensa em investir num negócio familiar com a irmã mais velha que pretende seguir arquitetura. “Meu pai é pedreiro, então quero seguir nessa mesma área, talvez engenharia civil. Então, juntos poderíamos ter um empreendimento nosso”, sonha o aluno.

A metodologia aplicada nas aulas, que seguirão até novembro, propõe ao fim do curso a implantação de um empreendimento solidário e coletivo na comunidade onde moram. “Eles aprendem a gerir um negócio, a se relacionar com a localidade onde vivem e a ter noção de consumo consciente. Temos como objetivo fazer com que esses jovens sejam protagonistas de suas histórias e que tenham senso crítico a ponto de questionar a sociedade onde estão inseridos”, apontou uma das coordenadoras pedagógicas do programa, Thais Oliveira.

O tutor Gabriel da Conceição Silva, ressaltou o emprego da técnica – ver, refletir, agir e celebrar – como um aprendizado para a vida. “O método apura o senso crítico e permite um olhar mais solidário, humano, coletivo e complexo. E isso contribui para sua relação com a escola, família, sociedade e futuro mercado de trabalho”, afirmou. “Ajuda a melhorar a forma como os alunos se percebem no mundo e dessa forma a trabalhar a coletividade”, pontuou a tutora Thaiza Freitas de Senna.

O programa, além dos R$ 1.200 por ano, concede ao aluno uma ajuda mensal de 50 Mumbucas (o equivalente a R$ 50), condicionados à frequência e avaliação escolar. “Servirão como capital inicial para o desenvolvimento de empreendimentos durante toda a vida escolar, dando oportunidade para que em vez de ter que se submeterem a um subemprego, os jovens de Maricá possam empreender e desenvolver a economia da cidade”, frisou, salientando que para o próximo ano, o programa será estendido para beneficiar alunos a partir do 6º ano.

Como se inscrever

Quem ainda não se inscreveu tem até o dia 11/09. É necessário estar cursando o 9º ano em escola municipal e ser morador de Maricá. As inscrições podem ser feitas na secretaria (Rua Abreu Rangel nº 138 – Centro), das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira. Quem se inscrever até esta sexta-feira (23/08), receberá o primeiro benefício de 50 Mumbucas até o quinto dia útil do mês de outubro. Já quem se inscrever entre os dias 26/08 a 11/09 será incluído no mês de setembro, com recebimento do benefício a partir de novembro.

É necessária a presença do responsável legal com os seguintes documentos (cópia e original): CPF do aluno e do responsável; RG ou certidão de nascimento do aluno; declaração escolar atualizada com o número da matrícula; documento de identificação com foto do responsável (RG, carteira de motorista, CTPS, passaporte) e comprovante de residência atualizado (conta luz, água ou telefone fixo). Não é necessária a presença do aluno no momento do cadastro.

Para o crédito do benefício, é necessária a abertura de conta no Banco Comunitário Popular de Maricá (Banco Mumbuca), em nome do aluno. São quatro agências: no Centro (Rua Pereira Neves, 30); em Inoã (Rodovia Amaral Peixoto km 15); em Cordeirinho (Avenida Maysa esquina com a Rua 80) e em Itaipuaçu (Avenida Zumbi dos Palmares loja 3 – Barroco).