O III Dia do Produtor levou oficinas, palestras, degustação, show de música, adoção de animais e sorteios de brindes para o Parque de Exposição e Agroecologia do Caju no último sábado (12/08). A festa, promovida pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, começou às 9h com um café da manhã, e só terminou às 20h.

Para o prefeito de Maricá, a integração entre o produtor e a população é fundamental. “A produção de Maricá é muito rica. Temos mel, produtos orgânicos, artesanato, cervejas e cachaças artesanais, a ideia é que as pessoas possam estar aqui conhecendo e valorizando o que é nosso. Esta edição consolida a missão de aproximação desta formatação, cada dia a cidade está mais perto, apoiando a produção local”, ressaltou Fabiano Horta.

De acordo com a coordenadora de eventos da secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, Anna Melo, desta vez, além da presença dos produtores locais, a ação contou também com a parceria de produtores de Friburgo. “O que nós buscamos é abrir os mercados para produtores, trazendo a população mais para perto e incentivando. Além dos diversos produtos daqui de Maricá, também recebemos algumas pessoas de Friburgo, que vieram expor aqui com a gente”, acrescentou Anna.

Moradora do Flamengo, Vera Lúcia Ferreira (69 anos) contou que já esteve no evento como produtora, mas desta vez resolveu aproveitar. “Aqui é tudo muito bom, eu já coloquei barraca aqui também, mas este ano eu quis só curtir. Está cada vez melhor”, disse Vera Lúcia.

Satisfeita com a adoção de oito cães, a coordenadora de Proteção Animal, Milena Costa, falou sobre a participação da pasta no evento. “Ficamos muito felizes em fazer parte deste evento conjunto. Os interessados em adotar passaram por uma entrevista, receberam informações e dicas sobre os cuidados com os animais. Foi uma parceria que deu bem certo, nós ficamos muito satisfeitos”, comentou Milena.

Tutora de dois cachorros, Luciana Vargas (38 anos) não resistiu aos encantos do cão já apelidado de ‘Zoiudo’, e deu para ele um novo lar. “Ele que me escolheu, cheguei aqui e ele já saiu pulando em cima de mim. Ele me adotou e eu adotei ele”, contou.

Gestor do empreendimento Da Terra, que oferece aos consumidores uma produção agroecológica feita no Condado, João Pedro Padilha, falou sobre a participação na festa. “Além da visibilidade e do networking, o evento nos ajuda também a incentivar que outras pessoas utilizem suas terras para produção. Pensar em espaços ociosos para plantar e gerar produtos que vão ajudar na nossa alimentação e na nossa saúde”, finalizou.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here