Abóbora e aipim colhidos na fazenda municipal - Foto: Elsson Campos

Cerca de 20 alunos da Escola Municipal Espraiado participaram da terceira grande colheita da Fazenda Ibiaci (Bondosa Terra), realizada na manhã desta terça-feira (06/08). Ao todo, foram 10 toneladas de aipim e 1.500 kg de abóbora orgânicos, que foram distribuídos gratuitamente para escolas municipais, estaduais e asilos da cidade. 

“Com esta quantidade, conseguimos atender todas as escolas da rede municipal e boa parte da rede estadual. A abóbora foi colhida em uma pequena quantidade, porque é um remanescente da última produção. Apesar de já estar trabalhando com embalagem à vácuo, a nossa ideia é colocar o produto sempre fresco e in natura para as merendas. Também vamos tentar, até a próxima sexta-feira (09/08), levar um pouco desta colheita para os contribuintes no Serviços Integrados Municipal (SIM)”, afirmou o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Julio Carolino. 

Ao longo do processo, o secretário mostrou para as crianças os espaços da fazenda, e falou sobre seus processos de plantio e colheita. “Este é um momento muito feliz para nós. A primeira grande colheita foi de melancia, depois nós tivemos uma de abóbora, e agora chegou a hora de colher o aipim. Queremos mostrar que Maricá tem uma terra produtiva, e que aqui nós não precisamos usar agrotóxico ou adubo químico para produzir com qualidade”, disse Julio, que promoveu também degustação de aipim frito e cozido, de bolo de aipim e doce de abóbora. 

Para a diretora da E.M. Espraiado, Adriana Antunes, apesar de morarem no Espraiado, a maioria dos alunos já compra tudo colhido e embalado. “Eles são alunos do 5° ano na nossa escola, que tem uma média de 09 a 10 anos, vendo tudo isso de perto, eles ficam eufóricos. Querem participar, querem ver, gostam de escutar, está sendo um momento muito rico, estou muito contente com a oportunidade”, afirmou a diretora. 

A Secretaria de Agricultura também está em entendimentos para receber projetos de outras pastas nos quais o plantio e a colheita sejam elementos importantes de inserção social. “Temos o alinhamento de trazer o público usuário da minha secretaria para fazer o plantio e a colheita, para que possam plantar e vender o produto deles. O conceito que está se colocando neste lugar é maravilhoso”, destacou a secretária de Políticas Inclusivas, Sheila Pinto, que acompanhou a ação e tem programas em sua pasta de inserção de egressos do sistema prisional, entre outros.  

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here