Ação social na Praça Orlando de Barros - Foto: Marcos Fabricio

Tendo como objetivo desmistificar a imagem da população em situação de rua, evidenciando seus direitos e deveres, a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde vai celebrar no próximo dia 19/08, na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, o “Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua”.

Com início previsto para as 9h, a iniciativa irá oferecer serviços gratuitos para qualquer pessoa que for ao local, entre eles, vacinação, aferição de pressão e glicemia, além de avaliações feitas pelas equipes de Hanseníase, Tuberculose, Tabagismo e muitos outros. O evento contará ainda com as atividades das pastas de Políticas Inclusivas, Assistência Social, Cultura e Agricultura, Pecuária e Pesca.

“O dia 19 de agosto visa a memória de moradores de rua que já se foram, mas também  comemorar os avanços alcançados, além da continua luta pela garantia de direitos e deveres dessa população”, explicou a enfermeira Juliana Marins, integrante da equipe do Consultório na Rua (CnaR).

“Esta data visa relembrar o fato ocorrido em 2004, conhecido como o “Massacre da Sé”. Talvez um dos dias mais violentos na vida da população em situação de rua. Nesta data 15 pessoas que utilizavam o espaço da Praça da Sé, em São Paulo, como moradia improvisada foram brutalmente atacadas na calada da noite, resultando em sete mortos e oito feridos gravemente”, contou Juliana.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here