Cadastro para castração gratuita de gatos e gatas

Mais 40 gatos e 40 gatas foram cadastrados na manhã desta quarta-feira (24/07) para participar do processo de castração gratuita dentro do convênio firmado entre a Prefeitura, por meio da Coordenadoria Especial de Proteção Animal, vinculada à Secretaria de Saúde, e a Veterinária Maricá. 

Os donos dos felinos compareceram cedo na sede da coordenadoria com os documentos exigidos para o cadastro. O morador da Mumbuca, Carlos Augusto Moura, de 57 anos, foi o primeiro a inscrever seu gato Chico, de três anos. “Com a cirurgia, ele ficará mais calmo e, com certeza, bem mais saudável. Encontrei-o na rua abandonado e doente e, desde então, venho cuidando dele com todo meu carinho”, declarou. 

A auxiliar de secretaria escolar Monique Silveira, de 26 anos, moradora de Araçatiba, também inscreveu seu gato Salem, de um ano e quatro meses. “Tenho em casa outros quatro gatos e 10 cachorros, todos castrados. Pela primeira vez, vim participar desse projeto que é muito importante para quem não tem condições de pagar pela cirurgia que ajuda muito a acalmar os animais”, frisou. 

A moradora de Cordeirinho, Regina Célia Cavalcante, de 64 anos, está desempregada e enxergou no programa de castração gratuita a possibilidade de operar a gata Cereja, de um ano. “Apesar dela ser bem calma, de vez em quando, ela gosta de dar uma passeada pelo bairro. Meu medo é numa escapada ela ficar prenha. Por isso, quero muito garantir minha vaga porque como estou vivendo de pequenos bicos não tenho condições de arcar com a cirurgia”,  acrescentou. 

A coordenadora da pasta, Milena Costa, explicou a importância da cirurgia que contribui para melhorar a saúde dos animais. “A castração previne diversas zoonoses e ainda ajuda a melhorar o comportamento do animal”, ressaltou. Ainda de acordo com a coordenadora, na próxima quinta-feira (25/07) e terça-feira (30/7), será realizada a avaliação clínica desses gatos cadastrados para identificar as condições para a cirurgia. Caso o animal esteja apto, a cirurgia irá acontecer em agosto. 

Até o fim de junho, o programa realizou 227 procedimentos gratuitos. Como pré-requisito é necessário ter renda de até três salários mínimos e apresentar os seguintes documentos: comprovante de renda, Número de Inscrição Social (NIS), cartão Mumbuca, Bolsa Família ou Benefício de Prestação Continuada (BPC). O animal deve ter entre cinco meses e seis anos de idade, de três a 20 quilos e não estar prenha, nem no cio e nem amamentando

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here