Duplicação da antiga Estrada dos Cajueiros - Foto: Marcos Fabricio

Mais uma via do Jardim Atlântico Central, em Itaipuaçu, começou a receber pavimentação pela Prefeitura de Maricá nesta segunda-feira (24/06). Uma equipe aplicou a massa asfáltica na Rua Jupira Silva (antiga Rua 56), no trecho que vai da Avenida Jardel Filho (antiga Avenida Dois) e a Rua Van Lerbergue (antiga 34), além de complementar partes também das ruas 32 e 33.

Quem mora na antiga Rua 56 está recebendo bem a melhoria. “Foi a melhor coisa que fizeram aqui. Antes só tinha lama e um buraco enorme onde já caí com o carro. Vai melhorar 100% para nós”, comemorou o comerciante Altair Carvalho de Oliveira, de 50 anos, que mora há nove anos na região e tem um terreno na rua. “Vai valorizar bastante”, projeta ele.

“O bairro é um grande canteiro, talvez o que tenha mais obras em andamento. Ações de asfalto como esta já se tornaram comuns em toda parte, mas temos ainda outras frentes importantes como o novo Centro Administrativo que está num bom ritmo. Há também a orla, que deve demorar um pouco mais por causa das contenções”, avaliou o presidente da Somar Renato Machado, que acompanhou o início da intervenção.

Outra obra citada foi a duplicação da Estrada dos Cajueiros, cujo nome oficial é Oscar Vieira da Costa Júnior. Nos últimos dias, o trecho entre a Avenida Jardel Filho e a Escola Municipal Oswaldo de Lima Rodrigues está interditado para a finalização da parte de drenagem. O trânsito está sendo desviado pelas ruas C (ao lado da escola) e Tropical (antiga 71).

Uma parte da via, com cerca de 200 metros, já foi duplicada e pavimentada, enquanto outros trechos já recebem marcações de alargamento. “Estamos realizando as desapropriações necessárias para poder dar o andamento e finalizar esta obra o quanto antes”, disse Renato.

As melhorias serão realizadas em toda a extensão da estrada, de cerca de 3,7 quilômetros, e incluem ainda iluminação e a construção de uma ciclovia central. As pistas terão uma largura total de 21 metros, com pistas de rolamento de 7 metros cada, acostamento e 2 metros de ciclofaixa na divisória da via. Também haverá a construção de novas calçadas em ambos os lados. O orçamento total desta intervenção é de R$ 18,5 milhões.