Serão 40 vagas para curso de Gerenciamento de Abrigos Temporários - Foto: Clarildo Menezes

A Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Maricá disponibilizou desde a última segunda-feira (10/06) inscrições para o Curso de Gerenciamento de Abrigos Temporários, voltado especificamente para profissionais que atuam nas áreas de proteção e defesa civil de todo o Brasil e nas ações de assistência voltadas à gestão de desastres.

Para efetuar a inscrição em uma das 40 vagas, os candidatos deverão estar vinculados aos órgãos do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (SINPDEC), conforme art. 10 da Lei Federal nº 12.608/2012.

Uma parceria com a Escola de Defesa Civil (ESDEC), da Secretaria de Estado de Defesa Civil, o curso tem por objetivo capacitar as agências envolvidas na assistência aos desabrigados, tais como: defesa civil local, saúde, assistência social, habitação, educação e órgãos afins, dentro do cenário de desastre, visando o restabelecimento da ordem social após a deflagração de um evento adverso, com potenciais de gerar danos e prejuízos socioeconômicos.

Entre os temas abordados no curso estão: medidas de atenção à saúde dentro de abrigos temporários; direitos e assistências relacionados aos desabrigados; biossegurança em abrigos temporários; recepção e triagem social; captação, estocagem e distribuição de recursos de emergência; princípios de descontaminação e limpeza de casas após inundações; animais em abrigos temporários, além de outros temas relevantes.

As inscrições vão até o dia 27 e os selecionados serão confirmados no dia seguinte. O formulário está disponível no link bit.ly/CursoAbrigo. As aulas acontecem entre os dias 8 e 12 de julho na Faculdade Maricá (Avenida Roberto Silveira nº 437, Centro). Para dúvidas e mais informações, os interessados podem utilizar o e-mail cursosdcmarica@gmail.com.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here