Encontro de Enfermagem no Cineteatro Henfil - Foto: Elsson Campos

Aconteceu, nesta sexta-feira (29/03), o V Encontro de Enfermagem do Município de Maricá no Cineteatro Henfil, no Centro. O evento com o tema “Desafios da Enfermagem na Garantia de Direitos e para a Defesa do SUS”, contou com a presença da Secretária de Saúde, Simone Costa, da presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (Coren-Rj), Ana Lúcia Telles; da representante do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Maricá (Sindiserv); Cristiane Dutra, da representante do Sindicato dos Enfermeiros do Rio de Janeiro (SindEnfRJ), Elizabeth Guastini, da representante da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn-RJ), Solange Belchior, e de representantes dos Conselhos Municipais de saúde de Maricá.

As mesas de abertura, que tiveram os temas “Modelos de Saúde e Desafios – Limites e Possibilidades”, “Rede saúde e a política de Gestão do Trabalho: trajetória e perspectivas da Enfermagem Maricaense”, debateram os temas e o cenário da enfermagem atual do município, com 39 equipes de Estratégica de Saúde da Família, e os modelos de gestão dos PS e PSFs.

Os profissionais presentes participaram também do talk show “Políticas de Educação Permanente em Saúde: Perspectivas para Enfermagem”, finalizando, no Henfil, com a mesa temática “Aspectos Éticos e Legais que permeiam as práticas de Enfermagem”.

“Hoje nós sabemos como o mercado está competitivo e temos que ir além. Vamos trabalhar para qualificar todo mundo ter voz e trabalhar para ter muito mais, valorizando ainda mais a categoria dos enfermeiros”, afirma a secretária de Saúde, Simone Costa. “A diferença que cada profissional tem, vai fazer também a diferem para um bom trabalho lá na frente”, disse a secretária municipal de saúde, Simone Costa.

O segundo tempo do V Encontro aconteceu na Faculdade Maricá (Antiga Universidade Severino Sombra), no Centro, onde os participantes foram divididos em três grupos de trabalho: Gestão do Trabalho de Enfermagem, Educação e Formação para o Trabalho, e Ações para o fortalecimento da representação da enfermagem de Maricá.

A presidente do Coren-EJ, enfermeira Ana Lúcia Telles, falou sobre a relação do Conselho com Maricá.

“Temos um leque de atuações dentro do município e sempre encontramos as portas abertas aqui para pôr em prática as programações que o Coren tem. Trabalhamos com a lógica de que só modificamos o comportamento das pessoas (profissionais) com intervenções educativas e tendo a possibilidade de realizar isso aqui em Maricá conseguimos melhorar em todos os aspectos todas as nossas ações”, relatou.

Cristiane Dutra, do Sindserv e secretária-geral do Conselho de Saúde de Maricá falou sobre a visão dos trabalhadores. “Como servidora, sindicalista, usuária e profissional de saúde penso que temos que lutar por nossos direitos e garantir as nossas conquistas. O desmonte do SUS está aí em nossa porta e a PEC da maldade já é uma realidade. Só nos resta lutar para que nada disso ocorra”, finalizou.