Curso de Piscicultura acontece na sede da secretaria, em Ubatiba - Foto: Divulgação

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca de Maricá e a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FIPERJ) firmaram uma parceria que vai permitir a realização de quatro palestras gratuitas sobre piscicultura (criação de peixes de água doce em cativeiro) nos próximos meses.

Segundo a secretaria, as palestras têm como objetivo estimular os moradores a terem um sistema de criação para consumo próprio, com base no projeto “Peixe na mesa”. O projeto visa a implantação de 400 tanques de 1000 litros para criação de peixes na cidade. Todas serão ministradas das 8h às 10h na sede da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca pelo biólogo e extensionista da Fiperj Paulo Vianna.

Segundo o gerente de pesca da secretaria, Gerahrd Sardo, o estudo não se refere exclusivamente a peixes de água doce. “A tilápia, por exemplo, que pode ser pescada em num prazo de cerca de seis meses, se adapta também à água salobra, encontrada em nossa cidade”, afirma.

Os temas abordados serão a seleção de áreas para piscicultura (22/02), a regularização ambiental para piscicultura (22/03); o manejo para piscicultura (12/04) e as boas práticas para o pescado (17/05). Para participar basta comparecer nos dias e horários determinados na Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca que fica na Estrada de Ubatiba s/n Km 1.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here