Abertura parcial do canal da Barra de Maricá - Foto: Marcos Fabricio

Nesta sexta-feira, 01/02, homens e máquinas dão continuidade à abertura do Canal da Barra de Maricá. Presidente da autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar), Renato Machado faz questão de acompanhar todo o processo. “Nas primeiras horas desta manhã foi feita uma abertura parcial e aproximamente 750 metros cúbicos de água já entraram, iniciando assim o processo de revitalização das lagoas de Maricá”, declarou.

Dez máquinas continuam no local trabalhando e segundo o presidente, a previsão para a abertura oficial do canal deve acontecer na madrugada de sábado (02/02) para domingo (03/02), com expectativa de ajudar na oxigenação das lagoas de Maricá.

A intervenção foi autorizada pelo Inea após reunião com o prefeito Fabiano Horta na última quarta-feira (30/01). O serviço tem o objetivo de renovar as águas da lagoa, essencial para a revitalização do oxigênio e diminuição da mortandade de peixes e restauração de plantas nativas. A medida foi comemorada pelos pescadores nativos da região. “Agradecemos ao Governo do Estado, através da Secretaria de Meio Ambiente e do Inea, que entenderam a necessidade emergencial da abertura do canal da Barra de Maricá para salvar nossas lagoas”, disse Renato, ressaltando que esta não é uma medida definitiva.