Fabiano Horta e secretários Renato Machado e Helter Ferreira acompanharam início da construção - Foto: Marcos Fabricio

O prefeito Fabiano Horta acompanhou nesta terça-feira (18/12) a movimentação no canteiro de obras da nova ponte que começa a ser erguida sobre o canal de Ponta Negra. Acompanhado dos secretários Renato Machado (Obras) e Hélter Ferreira (Cidade Sustentável), ele se informou sobre o andamento do projeto e observou a retirada das pedras junto à margem, no ponto por onde vai passar a nova via onde estão sendo colocadas as primeiras estacas.

Fabiano classificou a obra como fundamental para o bairro que, historicamente, sofre com a superlotação em períodos festivos. “Estamos trazendo uma solução definitiva para um problema crônico da região, que é o estrangulamento da passagem de pedestres e veículos pela antiga ponte. Esta passagem vai oferecer uma opção para quem acessa o bairro e desafogar a área central”, projetou o prefeito. O secretário Renato Machado reforçou dizendo que haverá mudanças no trânsito do bairro com a nova ponte. “Queremos entregar esta obra daqui a quatro meses e, logo em seguida, vamos proibir a passagem de caminhões pela ponte antiga. No próximo ano vamos fazer mais por Ponta Negra, refazendo o calçadão da praia, entre outras ações”, antecipou ele, referindo-se também à possibilidade de instalação de um teleférico até o farol.

Hélter Ferreira também ressaltou a importância da intervenção e garantiu que as pedras retiradas serão recolocadas logo que as cabeceiras da ponte estiverem prontas. “Garantimos que a obra está sendo feita dentro dos padrões ambientais e visando a preservação desta área que é tão procurada por quem nos visita”, afirmou o secretário de Cidade Sustentável.

A nova peça viária, que vai ligar as duas margens do canal próximo à lagoa da Guarapina, vai dispor de duas faixas de rolamento e guarda-corpos para transeuntes em ambos os lados, com largura total de 11 metros. A extensão será de aproximadamente 50 metros com vão livre sobre o curso d’água de 41 metros, além de 4,5 metros de altura. As imagens do projeto divulgadas em outubro mostram ainda que haverá acessos por rampas nas duas margens e que a ponte vai passar também por cima das ruas Capitão Caetano e Beira de Canal, com a estrutura pré-moldada montada sobre pilares nas margens.

Acesso ao farol

Fabiano Horta visitou ainda outra obra no bairro, que vai urbanizar a estrada junto ao farol de Ponta Negra, na parte que leva a um ponto rochoso da encosta mais próximo do mar. A via tem cerca de 500 metros de extensão e deverá estar finalizada até a próxima semana. O prefeito garantiu ainda que, após a passagem de ano, também será feito um novo piso no acesso a partir do canal ao alto do morro, que é o principal cartão postal da cidade.

“É uma área muito frequentada por turista e também moradores e que precisa deste cuidado. Com esta urbanização, quem vier vai ter a opção de mais um belo lugar que pouca gente conhece, agora com um acesso em boas condições. Quando as festas de fim de ano passarem, vamos melhorar também o acesso principal que ainda tem um piso antigo, criando também um escoamento para águas das chuvas na lateral”, explicou.