Objetivo é reduzir o número de casos de sífilis adquirida e eliminar a sífilis que é transmitida na gestação - Foto: Divulgação

Além de ser conhecido como o mês da prevenção ao câncer de mama e colo do útero, outubro também é o mês de combate à sífilis. Com o lema “Sífilis Não! Teste, trate, cure!”, a Secretaria de Saúde de Maricá vai realizar no dia 23/10 o primeiro Simpósio de Sífilis (veja aqui a programação) direcionado para médicos e enfermeiros das unidades de saúde e da maternidade do Hospital Municipal Conde Modesto Leal (HMCML). O evento, que contará com a participação de 120 profissionais, será realizado no Rotary Club Maricá, a partir das 8h.

O objetivo do encontro é reduzir o número de casos de sífilis adquirida e eliminar a sífilis congênita (transmitida para a criança durante a gestação ou parto), por meio de parceiras com universidades que permitem a troca de experiência, conscientização e informação. “Precisamos, juntos, dar uma resposta rápida. É uma doença curável e estamos capacitando a rede e discutindo a patologia para podermos sanar este problema que não é exclusivo de Maricá, mas afeta todo o Estado”, destaca a gerente do Programa de IST/AIDS e Hepatites Virais, Claudia dos Santos Rodrigues.

Na programação, o infectologista e representante da Secretaria de Estado de Saúde, Gustavo Magalhães, vai abrir a discussão para falar sobre “Epidemiologia do Estado do Rio de Janeiro e a Sífilis”. Em seguida, será a apresentação do tema “A importância dos testes rápidos no enfrentamento da Sífilis (qualidade dos testes)” pelo médico pesquisador da UFRJ e da URFJ e doutor em Ciências Biológicas, Orlando Ferreira.

Dando prosseguimento ao evento, o médico ginecologista e professor titular e chefe do setor de DST da UFF, Mauro Passos, irá abordar sobre “Sífilis e Sífilis Congênita”. A responsável pela maternidade do HMCML, a médica ginecologista e obstetra, Claudia Rogéria Souza, vai falar sobre a “importância do Pré-Natal e a Sífilis”. E encerrando o simpósio, o infectologista Gustavo Magalhães irá discutir sobre os casos clínicos da sífilis, com ênfase na conduta e manejo para o atendimento do usuário.

O evento contará com a presença de diversas autoridades do município e do Estado e representantes do Grupo Pela Vidda Niterói. A secretária municipal de Saúde, Simone Costa, afirma a importância de cuidar da população maricaense e capacitar a equipe para o cuidado assistido. “O simpósio tem como objetivo promover e incentivar a troca de experiências, por meio da reflexão, do diálogo, da escuta e da autossensibilização, favorecendo a difusão do conhecimento e contribuindo para o melhor atendimento ao usuário”, declarou a secretária.

Sífilis

É uma infecção sexualmente transmissível (IST) causada pela bactéria Treponema pallidum, que pode ser transmitida via contato sexual, e que entra no corpo por meio de pequenos cortes presentes na pele ou por membranas mucosas. Mas também pode ser congênita, sendo passada de mãe para filho durante a gravidez. Normalmente, apresenta fases distintas com sintomas específicos (sífilis primária, secundária e terciária) que é intercalada por períodos latentes. Por isso, ela é conhecida por ser um mal silencioso e requer cuidados.

Em 2017 foi percebido um aumento dos casos relacionados à sífilis no Brasil. Entre 2015 e 2016, a sífilis adquirida teve um aumento de 27,9%; a sífilis em gestantes, de 14,7%; e a congênita (transmitida da mãe para o bebê pela placenta ou no momento do parto) de 4,7%.