Primeira prova do concurso reuniu 17 mil candidatos neste domingo - Foto: Clarildo Menezes

Do total de 76.800 inscritos no Concurso Público de Maricá, mais de 17 mil candidatos realizaram as suas respectivas provas nesse domingo (30/09). Ao todo, foram 18 locais de prova em Maricá entre escolas das redes públicas municipal, estadual e federal, além de instituições privadas e mais 16 unidades da UFF em Niterói.

As provas deste primeiro dia de prova foram para os cargos de nível superior I, todos ligados à área de educação (como professor docente I, inspetor escolar, orientador pedagógico e orientador educacional, todos com salário de R$ 1.874,88) e também para o cargo de Procurador do Município, que oferece o maior salário de todo o concurso (R$ 9.185,40).

Fernanda Karine Menezes, de 40 anos, mora em Itaipuaçu, mas trabalha como professora em Niterói, onde é servidora pública. “Tomara que consiga a vaga. Esse concurso é uma oportunidade de trabalhar mais perto de casa e economizar mais”, disse a educadora que busca vaga para o cargo de orientadora educacional.

Morador do Rio de Janeiro, Manuelito Reis, de 43 anos, já é servidor público do município carioca, mas busca trabalhar em sua área de formação, que é direito. “Estou tentando uma vaga como procurador e aqui oferece bons salários, além da possibilidade de vir morar numa cidade em pleno desenvolvimento, mas que ainda mantém tranquilidade e paz”, destacou o advogado.

Já pleiteando uma vaga como orientadora educacional, Darlline Fabiana da Silva, de 38 anos, está muito ansiosa. “Já trabalho numa creche em Itaboraí e busco aqui uma segunda matrícula para poder vir morar aqui”, declarou a professora com pós-graduação em Gestão Escolar. Sobre os preparativos para o concurso, a candidata disse que como sempre presta concurso público, está com os estudos em dia, mas, para esse especificamente, comprou apostila e estudou em casa.

Moradora do Méier, Marcelli Maciel, de 29 anos, tenta uma vaga para o cargo de procurador. Concurseira assumida, ela já prestou prova em Arraial do Cabo, São Paulo e Porto Alegre. “Sou formada há quatro anos, trabalho na área, mas não sou funcionária pública e é essa oportunidade que venho buscar aqui hoje”, declarou.

Beatriz dos Santos, de 56 anos, atua como professora regente em São Gonçalo e busca, com esse concurso, sair da sala de aula e atuar como orientadora educacional. “Além do salário que é bem acima das cidades vizinhas, é uma oportunidade de vir morar numa cidade linda que nos proporciona qualidade de vida. Infelizmente, com as atribuições do dia-a-dia, não tive tempo de estudar da forma que desejava, mas venho com a cara e a coragem”.

As provas para outros cargos estão marcadas para os dias 14 (nível médio I e II) e 21 de outubro (nível superior II). O concurso oferece 603 vagas.