Completamente remodelada, Praça do Barroco foi entregue à população nesta sexta-feira - Foto: Marcos Fabricio

A região de Itaipuaçu foi uma das mais beneficiadas pelas intervenções da Secretaria de Obras de Maricá nos últimos quinze dias (veja aqui). Duas das principais obras em andamento na cidade acontecem em pontos próximos do bairro. Uma delas, a nova praça do Barroco, foi inaugurada nesta sexta-feira (28/09). O espaço, que já abrigou o DPO da PM, foi toralmente revitalizado e ganhou 14 postes de iluminação, um novo chafariz composto por uma escultura metálica e um oratório com a imagem de Nossa Senhora de Fátima, além de três pergolados, brinquedos para crianças e mesas para jogos, uma delas com apenas três assentos e com espaço para cadeirantes.

Foram plantados também 20 pés de ipê amarelo ao redor da praça, que teve sua arborização original preservada e com luminárias especiais em algumas delas. A área tem ainda recuos para estacionamento e quatro rampas de acessibilidade. A parte dos brinquedos terá uma proteção de madeira por conta da proximidade com a rua. No entorno, alguns canteiros estão sendo revitalizados e até a Rua dos Lírios, no lado oposto à praça, está ganhando um novo piso.

Outra revitalização ocorre no Recanto de Itaipuaçu, onde a nova passarela de pedestres sobre o Canal da Costa, que vai ligar a Avenida do Canal à Rua Luiz Vieira, que fica na outra margem, já teve suas peças montadas e recebeu o concreto que vai compor o piso de seus 25 metros de extensão, que terá ainda guarda-corpos e luminárias próprias. Em ambos os lados, as ruas estão ganhando novas calçadas que vão facilitar o acesso à passagem sobre o canal, além do preparo para a pavimentação, iluminação e acessibilidade.

Na orla da localidade, que fica junto à pedra do Elefante (um dos cartões postais de Maricá), outra equipe atua no desassoreamento do canal que mantém a abertura junto ao mar para a oxigenação das lagoas. A expectativa é que tudo esteja pronto na região até dezembro, quando começa a alta temporada.

Falando em orla, a do Boqueirão também ganhou um novo visual e foi entregue à população. A área ganhou o nome de Orla Zé Garoto (uma homenagem aos frequentadores que vêm da vizinha São Gonçalo) e foi inaugurada um dia antes do aniversário de 128 daquele município. Em São José de Imbassaí, beira da lagoa das Amendoeiras está recebendo um novo formato com calçada e recuos de estacionamento.

Há ainda obras de urbanização em Pindobal, na região rural de Maricá, que estão prestes a completar os dois quilômetros da Rua Joaquim Rodrigues, começando e terminando na Avenida Antônio Callado (antiga Estrada de Bambuí). Homens e máquinas da Secretaria de Obras colocam peças de meio-fio e redes de drenagem em trechos diversos da via.

Neste último item, moradores colaboram com as equipes indicando pontos para escoamento das águas pluviais. No trecho final, a equipe põe as últimas peças laterais e prepara a instalação de uma rede de manilhas que vai até um córrego próximo. Após esta etapa, terá início a pavimentação de toda a via. A previsão é que a obra esteja finalizada até o fim do ano.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here