Macrodrenagem na antiga Avenida Dois, em Itaipuaçu - Foto: Elsson Campos

Entre as diversas intervenções realizadas pela Secretaria de Obras de Maricá nos últimos quinze dias, destaque para a instalação de mais uma passarela de pedestres sobre o Canal da Costa, em Itaipuaçu. O trecho escolhido foi o do Recanto, próximo à Igreja de Nossa Senhora Aparecida, onde estão sendo colocadas as peças pré-moldadas que vão compor o leito da nova passagem. A estrutura, cuja base já chegou à outra margem do canal, terá guarda-corpos laterais e iluminação, além das cabeceiras feitas com uma mistura de cimento e pedra –  veja aqui a programação de obras da semana.

A movimentação no local começou pouco mais de um mês e meio após a inauguração da primeira dessas pontes, instalada na altura da Rua 89 do Jardim Atlântico, também em Itaipuaçu. Em 2012, o desmoronamento da antiga passagem no mesmo local (assim como as outras sobre o canal, construídas também por moradores) reforçou a demanda por novas estruturas. De acordo com a Secretaria de Obras de Maricá, mais estruturas semelhantes serão instaladas em outros pontos ainda a serem divulgados.

Na região do Centro da cidade, duas vias paralelas do bairro Boa Vista foram pavimentadas na mesma semana. A primeira foi a Rua Hildebrando de Araújo Pontes, no dia 6, e três dias depois foi a vez da Rua Alcebíades Alves de Matos. Ambas foram asfaltadas no trecho entre as ruas Pereira Neves e Clímaco Pereira. Além destas, a Rua Oito também recebeu asfaltamento. O cruzamento das três primeiras ruas com a Salvador Batista, que antes tinha piso de paralelepípedos, também recebeu uma camada de asfalto para completar toda a área. Com isso, resta apenas pavimentar a junção das ruas Adelaide Bezerra, Pereira Neves e Bacelar da Silva Bezerra para que todo bairro Boa Vista esteja asfaltado.

Também teve obra importante na zona rural de Maricá. Homens e máquinas instalam peças de meio-fio ao longo da Rua Joaquim Rodrigues, em Pindobal, próximo a Bambuí. A intervenção começou na esquina com a Avenida Antônio Callado (antiga Estrada de Bambuí) e segue até outro ponto onde se encontra com a mesma avenida, num total de 1,5 quilômetro. Para a colocação das peças, os operários preparam um suporte elevado em uma das laterais da via. Estão sendo instaladas também saídas para escoamento de água das chuvas, do tipo “Boca-de-lobo”, que ficam no ponto mais baixo da rua para impedir que a água se acumule, seguindo para uma área pantanosa que fica ao lado. De acordo com a secretaria, após a colocação do meio-fio será feita a pavimentação de toda a via.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here