Palestra para funcionários do arquivo municipal - Foto: Elsson Campos

Na manhã desta quarta-feira (08/08), o secretário de Administração, Marcio Leite, recebeu em seu gabinete profissionais do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro. Após o encontro, cerca de 70 funcionários que lidam diariamente com a guarda de arquivo na Prefeitura de Maricá assistiram a uma palestra na Casa Digital, no Centro. A diretora geral do Arquivo Público, Maria Teresa de Mello, explicou um pouco sobre a política estadual de arquivos no Rio de Janeiro e como a guarda deles é trabalhada, visando a aplicação no município de Maricá.

“Estamos caminhando para uma modernização e digitalização dos documentos municipais, indo ao encontro também da preservação dos documentos históricos de Maricá. A preocupação da gestão com os arquivos municipais é de que, futuramente, possam servir de apoio técnico aos funcionários e aos contribuintes”, disse o secretário de Administração, Marcio Leite.

Para Maria Teresa, Maricá é um dos poucos municípios do Rio de Janeiro que já tem iniciado o processo de digitalização dos arquivos. “Já visitamos diversos municípios e pudemos ver que em algumas cidades maiores a guarda dos documentos ainda está a passos lentos. Esperamos que, com a implantação do Arquivo do município, Maricá ganhe bastante visibilidade nesta área e sirva de exemplo para que gestores de outros municípios também tenham esta preocupação”, concluiu.

A visita seguiu para o Arquivo Municipal, onde a coordenadora do órgão de Maricá, Elizabeth dos Santos acompanhou Maria Teresa; a diretora de Departamento de Gestão de Acervo, Clarissa Ramos Gomes; a diretora da Divisão de Preservação, Margareth Fontaine e a diretora do Departamento de Gestão de Documentos, Patrícia de Mello. Na visita, conheceram melhor as instalações preparadas pelo município na guarda dos documentos e como os funcionários irão trabalhar nesta área.