Encerramento do projeto de colônia de férias com crianças dos condomínios do MCMV - Foto: Elsson Campos

A Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Trânsito encerrou, nesta sexta-feira (27/07), no Cineteatro Henfil, a colônia de férias preparada especialmente para as crianças moradoras do Minha Casa Minha Vida de Inoã e Itaipuaçu. Ao todo, 60 crianças com idades entre 9 e 12 anos participaram das atividades que iniciaram dia 16/07 e contaram com palestras, recreações, aulas de dança, de ginástica e passeios, envolvendo 32 agentes da Secretaria de Segurança, entre Guardas Municipais e Orientadores de trânsito.

“Nós chegamos nos condomínios e encontramos muitos desafios que aos poucos estamos conseguindo avançar. O que aconteceu nestes dias de atividades serviu de troca entre o serviço prestado por todos nós”, avaliou o secretário de Segurança, Ordem Pública e Trânsito, Celso Netto. “Agradeço o empenho somado da Guarda Municipal de Maricá com a Polícia Militar que está em nosso município. A PM está sendo nossa parceira neste projeto e vem realizado palestras pelas escolas do município como o Programa Educacional de Resistência às Drogas e isso é de grande valia para tudo o que estamos realizando”, completou Celso Netto.

A Prefeitura, que já vinha desenvolvendo ações com os moradores dos MCMV, aproveitou a oportunidade das férias de julho para iniciar a programação pensada especialmente para os pequenos.

“A secretaria já desenvolvia algumas atividades nos finais de semana para os moradores e notamos uma necessidade em trazer estas crianças para perto do poder público. É de pequeno que se aprende e se plantarmos algo nessas crianças, futuramente elas poderão repassar o que aprenderam nestes dias com a gente”, explicou a chefe de gabinete da secretaria, Anuciana Azevedo. “O objetivo foi alcançado, que era deixá-los disciplinados e mais obedientes em casa. O que vier agora é lucro e esperamos realizar muitas outras atividades pela cidade”, acrescentou.

Ana Beatriz, de 10 anos, e Olegário Tavares, de 11, participaram da experiência e gostaram muito. “Eu achei ótimo, pois aqui aprendi a respeitar mais a minha família e que também não devemos confiar em pessoas estranhas. Nossa segurança em primeiro lugar sempre”, disse Ana Beatriz. “Eu imaginei que seria bom para mim e quis fazer. Aprendi muito e vou levar o que aprendi aqui para o resto da vida”, concluiu Olegário.

A mãe de Olegário, Ana Fátima da Silva, na cerimônia de encerramento subiu ao palco do Henfil e, emocionada, agradeceu o que os profissionais fizeram na vida do filho.

“Ele era indisciplinado e eu não sabia mais se ele teria jeito. Aqui, com vocês (agentes) ele aprendeu lições simples, mas que vão fazer diferença na vida dele. O relacionamento em casa melhorou 100% e eu agradeço muito tudo o que fizeram pelo meu filho e pelos filhos de tantas outras mães e pais. Obrigada”, concluiu.