Professores da rede municipal e guias de turismo da cidade participaram neste sábado, (07/07) do segundo encontro de capacitação teórica sobre o roteiro “Raízes e Vivências em Maricá” realizado pela Prefeitura, através da secretaria de Economia Solidária em parceria com a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e a Secretaria de Educação. Na programação, visita a alguns dos pontos relacionados no roteiro, entre eles a Feirarte, na Praça Conselheiro Macedo Soares, a Aldeia Tekoa Ka’ Aguy Ovy Porã (Mata Verde Bonita, em tupi-guarani), em São José de Imbassaí, o Apiário Colebee, em Pindobas, Bar do Neco, no Bairro da Amizade, e o Mercado das Artes na Praça Orlando de Barros Pimentel. Ao final das visitas, todos os inscritos receberam certificado de participação no roteiro de Turismo de Base Comunitária (TBC).

No dia 30/06 o grupo se reuniu no Caic Elomir Silva, em São José do Imbassaí, no primeiro encontro de capacitação teórica sobre o roteiro “Raízes e Vivências em Maricá”. Na oportunidade, foram distribuídas cartilhas produzidas pelos professores e alunos da Unirio. A equipe apresentou aos participantes alguns conceitos sobre economia solidária, turismo de base comunitária e técnicas de guiamento. Foram apresentados também os pontos que compõem o roteiro e algumas opções de sub roteiros envolvendo todos os empreendimentos solidários parceiros.

A professora de educação infantil Alessandra Honorata Rocha destacou a importância do trabalho para a cidade e principalmente para o trabalho de alfabetização que realiza. “Adorei ter participado destes encontros. Pretendo montar uma cartilha de alfabetização utilizando o roteiro de TBC”, afirmou. O roteiro também agradou aos que trabalham na área. A turismóloga e guia Marcia Araújo achou interessante os encontro, nos quais além de conhecer outros pontos que podem ser incluídos no roteiro dela, conheceu pessoas do mesmo setor e de segmentos relacionados. “Faço turismo em Maricá e alguns desses pontos eu não conhecia. Acho importante agora capacitar estes empreendedores”, destacou.