Secretária Simone Costa visita instalações do hospital com Luiz Augusto Viana, do Ministério da Saúde - Foto: Fernando Silva

Representantes do Departamento de Gestão Hospitalar (DGH) do Ministério da Saúde visitaram a cidade e conheceram nesta terça-feira (26/06) a estrutura do futuro Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em São José do Imbassaí. A visita foi acompanhada pela secretária de Saúde, Simone Costa e pelo coordenador de Planejamento e Logística da secretaria, Carlos Augusto Anacleto.

Ao caminhar pelas dependências dos três blocos (A, B e C) que compõem o hospital, o coordenador geral assistencial do DGH, Luiz Augusto Viana, ficou impressionado com o tamanho da nova unidade, que tem 10 mil metros quadrados de área. “Achei tudo muito bem feito e bem dimensionado. Está dentro dos melhores padrões. Esse aqui tem peculiaridades com uma construção totalmente horizontal e muito comprida. Está todo mundo de parabéns. O hospital tem tudo para dar certo e vai atender a expectativa da população. Agora, é colocar para funcionar”, afirmou.

O coordenador Estadual do Ministério da Saúde, João Pedro Busch parabenizou o projeto que deu início ainda no governo anterior, quando ele integrou a equipe e participou da etapa de planejamento do hospital. “Para nós, é uma alegria ver que um sonho da população está sendo realizado. Uma construção de alto padrão que vai atender não só Maricá, mas a população dos seus municípios limítrofes. A cidade está de parabéns”, declarou o coordenador que é maricaense.

De acordo com a secretária Simone Costa, esta aproximação com a equipe do Ministério da Saúde é importante para auxiliar na estruturação da nova unidade, já que o corpo técnico é o responsável por gerenciar seis hospitais federais no Estado do Rio (Cardoso Fontes, Lagoa, Andaraí, Ipanema, Servidores do Estado e Bonsucesso), além de institutos como o de Traumatologia e Ortopedia (INTO) e o de Cardiologia, em Laranjeiras, ambos na cidade do Rio.

“No final do mês ou início de agosto vamos ter outra visita do ministério. Nós estamos fazendo o nosso dever de casa, aprendendo o que precisamos de fato, vendo os convênios que podemos desenvolver como o nosso centro de ensino e o centro de pesquisa. Com isso, nós vamos abrir vários leques, e com eles podemos trazer mais recursos tanto financeiros, quanto de capacitação para os profissionais que aqui estiverem”, disse Simone.

“Antes de ser um desafio é uma grande honra poder iniciar um hospital novo. O município está próximo de inaugurar grandes enfermarias, mais leitos, aumentar o atendimento, enquanto observamos que muitos hospitais estão diminuindo os atendimentos a pacientes. Vamos colocar o Che Guevara para funcionar plenamente e fazê-lo uma referência para todo o país”, contou o médico imunologista Marcelo Costa Velho, professor da UFRJ e apontado pela secretária Simone Costa como o  futuro diretor do novo hospital, previsto para ser aberto no fim do ano.