A Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, inaugurou o Centro de Apoio à Agroecologia da Horta Comunitária do Manu Manuela na manhã desta quinta-feira (24/05). Ao todo, agora o local conta com três módulos acoplados onde funcionam um depósito para guardar ferramentas, uma unidade de processamento de alimentos e banheiros com acessibilidade para cadeirantes.

“A partir de agora, todas as 20 famílias produtoras do Manu Manuela poderão utilizar o ferramental da Prefeitura para auxiliar em seus trabalhos. Precisou de um martelo, vem aqui, pega, utiliza e depois devolve. Temos trator, pulverizador, balança de precisão, geladeira, fogão, motosserra e todo o material necessário para a produção, que vai estar disponível para eles aqui neste Centro de Apoio”, afirmou o secretário Julio Carolino.

Produtos como couve processada e pimenta em conserva com o selo do Manu Manuela também foram apresentados pela pasta. “É uma ideia prática, aqui nós disponibilizamos todos os instrumentos necessários para fazer alimentos processados e em conserva, vamos oferecer ainda oficinas para auxiliar nesta questão, e com isso agregamos valor aos produtos oferecidos pelos produtores”, destacou Julio, ressaltando novidades que ainda estão por vir.

“Também estamos montando uma estufa, onde vamos começar a produzir nossas próprias mudas. A estrutura está sendo finalizada e em cerca de 15 dias já estará em funcionamento, produzindo mudas de alface, couve, berinjela, tomate e diversas hortaliças”, disse.

De acordo com o secretário, o Manu Manuela é uma pequena unidade agroecológica e a ideia é ampliar o alcance da iniciativa com um projeto maior. “A Prefeitura já está trabalhando em uma ação como esta, onde vamos atender 150 famílias. Com estas 150 famílias nós não vamos ficar restritos a produção de hortaliças, também queremos trabalhar com a aquicultura, produção de queijo de cabra e mel de abelha, em uma área de quase dois milhões de metros quadrados”, antecipou.

Durante a inauguração, que contou com a participação dos secretários de Economia Solidária (Diego Zeidan), Educação (Adriana Luíza) e Políticas Inclusivas (Sheila Pinto), alunos das escolas municipais Para Poti Nhe e Já (unidade indígena na aldeia de São Jospe do Imbassaí), Joaquim Eugênio dos Santos (Mumbuca), Clério Boechat de Oliveira (Flamengo) e Carlos Magno Legentil de Mattos (Centro) participaram de ações de plantio, onde conheceram um pouco mais sobre o trabalho desenvolvido na horta.

“Por ano, cada um de nós consome cerca de 5 kg de agrotóxico. Sem saber, colocamos para dentro do nosso corpo substâncias tóxicas utilizadas no processo de plantio dos alimentos que consumimos. Na medida em que apoiamos iniciativas como esta do Manu Manuela, apoiamos o crescimento da economia local e de uma alimentação mais saudável”, finalizou o vice-prefeito de Maricá, Marcos Ribeiro.