Debates com diversos representantes do estado sobre recursos hídricos no Ecob - Foto: Fernando Silva

Em sua 6ª edição, o Encontro de Comitês de Bacias Hidrográficas do Rio de Janeiro (ECOB), que tem o apoio da Prefeitura de Maricá através da Secretaria de Urbanismo, teve início na manhã desta quarta-feira (16/05) com mesas de trabalho realizadas no Cineteatro Henfil, que fica no Centro de Maricá. O objetivo do evento, que promove a integração e a troca de experiências entre os Comitês, é debater sobre temas de importância estadual e nacional para a gestão compartilhada, integrada e sistêmica das águas, além de promover um espaço para a divulgação de programas e planos de ações em andamento sobre recursos hídricos.

Os temas escolhidos para pautar as atividades do ECOB foram a Sustentabilidade Financeira do Sistema de Gestão de Recursos Hídricos; a Sustentabilidade dos Comitês do Estado do Rio de Janeiro; e a Segurança Hídrica do Sistema. “Nós lutamos muito para que o ECOB não deixe de acontecer anualmente. Ver esta plateia totalmente lotada em Maricá enobrece o nosso trabalho cada vez mais. Esta troca nos estimula a trabalhar para melhorar o sistema de recursos hídricos. Queremos trazer reflexões e decisões que possam contribuir cada vez mais”, disse o presidente do Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas (FFCBH), João Gomes Siqueira.

Cerca de 250 pessoas estiveram presentes na primeira mesa do evento, que foi moderada pelo Diretor Executivo do Comitê Guandu, Décio Tubbs, e também contou com a participação da representante da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA), Giselle Muniz; do representante da Agência Nacional de Águas (ANA), Marco Antônio Mota Amorim; e do representante do Ministério Público Estadual (GAEMA), José Alexandre Maximino.

De acordo com o moderador, a integração entre os Comitês de Bacia garante a manutenção de avanços na qualificação e efetividade da gestão das águas do Estado do Rio de Janeiro, aproximando os seus gestores dos demais atores da sociedade. “As pessoas que trabalham junto aos Comitês de Bacia e junto ao Sistema de Recursos Hídricos perceberam que ao longo dos últimos 15 anos, tivemos uma evolução muito boa na gestão, por conta da garantia dos recursos alocados pela cobrança da água”, ressaltou Décio, afirmando que por uma série de fatores, no entanto, os últimos dois anos apontaram um retrocesso. “Um destes fatores é a crise estadual. Alguns ajustes que precisam ser feitos e o objetivo desta mesa é identificar uma maneira de podermos propiciar a sustentabilidade da Gestão dos Recursos Hídricos, não só dos comitês, mas de todo o sistema”, finalizou.

A cerimônia de abertura do VI ECOB acontece nesta quarta-feira (16/05), a partir das 19h.

Visita técnica em Ubatiba

A Secretaria de Cidade Sustentável realizou na tarde desta terça-feira (15/05) uma visita técnica à Fazenda Toulon, no km 3 da RJ-114 (Estrada Ubatiba-Maricá), que está no projeto “Maricá+Verde”. Participaram da visita profissionais de diversos órgãos e comitês que, no 6º Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas do Rio de Janeiro (ECOB RJ), irão discutir melhorias na gestão dos recursos hídricos no estado do Rio de Janeiro. O Encontro tem o apoio da Prefeitura e é realizado pelo Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas, que trata as questões de saneamento de nove comitês de cidades do Estado do Rio de Janeiro – entre elas, Maricá.

Foram plantadas no local cerca de 33 mil mudas de 21 tipos de espécies nativas da mata atlântica como jenipapo, leiteira, maricá, paineira, papagaio, pitanga e samanea, com o auxílio de integrantes do Projeto Replantando Vidas, da Cedae.

“Nós estamos realizando um trabalho com o que foi desgastado pelo tempo e pelo homem. A revitalização e preservação do meio ambiente ainda é uma questão que demora para as pessoas entenderem e terem consciência de que, devagar conseguimos atingir o objetivo”, disse o secretário de Cidade Sustentável, Hélter Ferreira.

As atividades na Fazenda estão divididas em fases e nesse primeiro momento, serão realizadas intervenções em uma área de várzea de 10 hectares num trecho de 600 metros do Rio Ubatiba.