Secretário Alan Novais falou sobre os projetos para desenvolver a cidade - Foto: Adriana Reis

Em um café da manhã organizado pela Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Niterói (ADEMI), a Prefeitura de Maricá apresentou os planos para o desenvolvimento da cidade para empresários do ramo de construção civil e mercado imobiliário. Estiveram presentes os secretários de Desenvolvimento Econômico Alan Novais, de Urbanismo Adyr Motta Filho a de Indústria Portuária Igor Sardinha, além do diretor de desenvolvimento da Companhia de Desenvolvimento da Codemar (CODEMAR), Carlos Guimarães.

Durante o encontro foram debatidas as grandes mudanças que estão sendo feitas na cidade para comportar o crescimento que vem acontecendo, principalmente por conta do grande valor de royalties de petróleo que a cidade vem recebendo. Alan Novais foi categórico ao falar da importância de empreendimentos imobiliários na cidade. “Este ramo é um dos grandes clusters para o desenvolvimento de Maricá. Vemos, em todo o município, diversos negócios nessa área e eles são extremamente necessários para alocar quem vem para o município para residir próximo ao trabalho e para que haja uma circulação de valores na própria cidade. Quanto mais dinheiro circulando em Maricá, maior vai ser o real desenvolvimento”, afirmou.

O diretor da Companhia de Desenvolvimento de Maricá, Carlos Guimarães, falou sobre a atuação da autarquia na cidade, explicando como os empreendimentos irão entrar e investir na cidade. “Todo e qualquer desenvolvimento tem que trazer um valor agregado no ponto de vista de capacitação, de contratação e de arrecadação, dentro do município. Nos contatos feitos hoje não foi diferente. Eles conseguiram visualizar como podem fazer investimentos no município olhando exatamente o que a gente planejou, como estamos desenhando a cidade, e como vão implantar seus projetos junto à Maricá”.

Adyr Motta Filho, secretário de Urbanismo de Maricá, falou durante o evento sobre o plano diretor que está sendo elaborado para a cidade. “O plano diretor visa delimitar os espaços para todos os tipos de construção. Hoje, o que predomina na cidade, são os loteamentos. Temos que incentivar que aconteçam construções e empreendimentos para serem vendidos. A ideia é fazer adensamentos em torno dos centros onde vão acontecer os principais serviços. O que está acontecendo hoje é que esses loteamentos estão ficando mais distantes e o município tem que levar os serviços para esses locais para atender os moradores”.

Segurança pública

Estiveram presentes, ainda, o Coronel Márcio Rocha (comandante do 12º BPM) e o Capitão Marcelo Barreto (comandante da 6ª CIA – Maricá), para falar da segurança pública na cidade. Cel. Rocha falou sobre a implementação de uma companhia destacada em Maricá. “Maricá é uma cidade em crescimento e conta com apoio da prefeitura para investir em segurança. Isso nos dá um apoio maior e agora estamos com boas chances de garantirmos a implantação da companhia independente da polícia militar em Maricá. Recebemos a visita do interventor da segurança, o general Richard Nunes, e ele sinalizou positivamente para esta ação”.

O presidente da ADEMI, Bruno Serpa Pinto, falou sobre a preocupação dos empresários com o crescimento da violência. “O setor da construção civil emprega a base da pirâmide. O grande questionamento, hoje, é a empregabilidade e a ligação dela com a violência, ou seja, a falta de empregos gera violência. A gente acredita muito no potencial da cidade de Maricá e nós queremos estar presentes lá gerando empregos, gerando investimentos, e ajudando a reduzir os índices de violência”.

Expo Maricá

Delfim Moreira, organizador da Expo Maricá, falou sobre a marca da feira de negócios. “A Expo Maricá não é uma feira apenas; é um projeto. A feira irá acontecer entre 24 e 26 de maio. O projeto já está acontecendo há dois meses. Os negócios já estão sendo feitos. Temos os projetos de sustentação conceitual com a PM; o workshop de segurança condominial e empresarial… Isso é a feira. Um projeto como esse, com o trabalho que está sendo feito hoje, na cidade pela prefeitura, conseguimos mostrar Maricá fora, sentar cara a cara com cada um”.

A Expo Maricá terá irá acontecer no Esporte Clube Maricá nos dias 24, 25 e 26 de maio e terá entrada franca. Nela, serão realizados o 4° Feirão de imóveis, Construção e Reforma; Circuito Leste Fluminense de Crédito e o Fórum de Desenvolvimento Sustentável, além do Workshop de Segurança Condominial e Empresarial. Serão oportunidades de negócios com empresas de vários setores.