Foto: Clarildo Menezes

A primeira Oficina de Integração da Secretaria de Saúde de Maricá foi realizada nesta sexta-feira (13/04), no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), em Itapeba. O objetivo do encontro, pioneiro no Estado, foi de ressaltar a importância da integração entre a rede assistencial composta de atenção básica (postos, ambulatórios e unidades básicas) e a rede hospitalar (UPA – Unidade de Pronto Atendimento -, hospital municipal e Unidade de Emergência em Santa Rita – Itaipuaçu) para dar mais agilidade ao atendimento à população. A previsão é que este simpósio aconteça em outros distritos da cidade.

Convidado para falar sobre gestão na área de saúde, o professor do curso de pós-graduação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), Antônio Carlos Teixeira Pinto, abordou o tema “Motivação e comunicação como coadjuvantes para eficiência na gestão”. Ao longo da palestra, ele mencionou os desafios das atividades de um gestor de uma unidade hospitalar e reforçou a ideia do trabalho em equipe.

“O profissional da área de saúde tem um trabalho muito difícil e a demanda é muito grande. Se ele se sentir sozinho, é muito mais complicado. Quando ele consegue trabalhar em equipe, o resultado é muito melhor”, disse.

Ao final de sua participação, Antônio Carlos, que também é professor do curso de mestrado em Gestão Hospitalar do Instituto de Medicina Social da Uerj, fez alguns exercícios de dinâmica para interagir com o público presente composto de médicos, coordenadores, enfermeiros, técnicos e todos os profissionais da área da saúde. “Sempre que dou palestras tento fazer com que saiam com alguma coisa na cabeça e possam aplicar na realidade deles. Olhar a realidade com outros olhos”, concluiu.

Assistindo atentamente à palestra, a coordenadora de laboratórios da UPA de Inoã, Andrea Ribeiro, participou da dinâmica levada pelo professor e se contentou com o resultado apresentado no relatório.

“O resultado disse que sei interagir com as pessoas que estão à minha volta, usando criatividade, mas sempre dentro da razão”. Em sua opinião, este exercício auxilia na percepção e na redução dos erros em tomadas de decisões. “São perguntas como o que você faz em certas situações? Se toma decisões sozinho, se deve pedir a opinião de outros profissionais. Isso diminui muito o número de erros”, completou Andrea.

Para a secretária de Saúde, Simone Costa, esta interseção expõe os problemas comuns às unidades e facilita na identificação da falha de comunicação para solucioná-los. “O mais importante é a gente ouvir o outro lado. As vezes a gente culpa que o hospital está muito cheio e a atenção básica não está atendendo. E por que a atenção básica não está atendendo? Essa falta de diálogo está deixando muita gente perdida. Nós somos os profissionais exatamente para dar a direção e a gente tem que ensinar como isso tem que ser feito”, lembrou a secretária.

Representando a Secretaria Estadual de Saúde do Rio, a assessora da Superintendência de Atenção Básica, Vivian Stuart destacou a boa cobertura populacional da equipe de Atenção Básica no município, que tem 79,97%, ficando acima da média do Estado, que registra 68,55%. Somente na Região Metropolitana II (que compreende os municípios de Itaboraí, Maricá, Niterói, Rio Bonito, São Gonçalo, Silva Jardim e Tanguá) a porcentagem chega a 81,55. Os dados são do final do ano de 2017.

“O papel da gestora é fundamental para isso. A Atenção Básica é aquela equipe que está próxima da população, conhecendo sua família, e é a responsável pelo atendimento na maior parte dos problemas de saúde. Essa oficina propõe a integração da Atenção Básica com os demais componentes da rede e é fundamental para que você possa construir esses fluxos e fazer esses cuidados de forma efetiva”, avaliou.

Ao final da palestra, foi entregue uma cartilha da saúde com as principais informações como os programas existentes no município, onde procurar ajuda, quais as orientações, entre outros. Diversos profissionais da área da saúde, como diretores de unidades hospitalares, coordenadores de programas ligados à Atenção Básica, entre outros profissionais participaram da palestra.