Imagem da unidade móvel
Exames serão realizados no sábado, das 8h30 às 17h, na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro - Foto: Divulgação

Projeto desenvolvido pela Secretaria Geral e de Governo, a 4ª edição do Governo Itinerante – que levou a estrutura da Prefeitura de Maricá até São José do Imbassaí e atendeu aproximadamente seis mil pessoas no último sábado (17/03) – contabilizou números expressivos também na área da saúde pública. A Secretaria de Saúde registrou cerca de quatro mil atendimentos, representando um aumento de 25% em relação às edições anteriores (realizadas em Inoã, Itaipuaçu e Ponta Negra, todas em 2017) – atribuídos pela secretária municipal Simone Costa Silva à maior quantidade de estandes e de atendentes e à novidade do ano: a Unidade Móvel de Saúde. O caminhão, utilizado para atendimento a pacientes com exames de imagem pré-agendados junto à Central de Regulação do SUS e contatados pelos telefones registrados em seus requerimentos, foi cedido à Prefeitura por meio de uma parceria público-privada. Ali foram realizadas 60 mamografias, 30 densitometrias ósseas e 30 ultrassons de tireoide com laudo fornecido logo em seguida.

Já nos estandes, outros programas de consulta e teste rápido foram promovidos em esquema de mutirão, também com resultados na hora. “Um sucesso”, avaliou a secretária, “com um número cada vez maior de beneficiados por programas e procedimentos ainda mais acessíveis”, acrescentou. Na ocasião, também foram entregues ainda 186 cartões do SUS.

Outros números também impressionam bastante. O programa Hiperdia (hipertensão e diabetes) contabilizou 302 testes de glicose (hemoglucotestes) e 293 pronto-atendimentos ao longo do dia. As equipes de imunização ministraram 11 vacinas contra hepatite B, 68 contra febre amarela, 22 doses anti-HPV (14 meninas e 8 meninos) e 15 contra meningite (9 meninas e 6 meninos). O programa IST/AIDS e Hepatites Virais – com o trabalho de prevenção às infecções e o diagnóstico precoce através de testagem rápida, encaminhando ao tratamento e monitorando o paciente – foi responsável por nada menos que 596 testes rápidos, dentre HIV, sífilis e hepatites B e C, além de distribuir 300 folders e 500 kits de prevenção somando cinco mil preservativos masculinos e dois mil preservativos “com sabores”.

Do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (PAISMCA), duas mulheres de 21 e 23 anos receberam orientações sobre aleitamento materno e outras duas de 24 e 37 anos sobre planejamento familiar. No total, por toda a cidade, 59 pessoas se informaram melhor sobre métodos contraceptivos através do Programa de Planejamento Familiar. Nos CAPS, foram cinco atendimentos para informações, seis acolhimentos à família e quatro articulações com a rede. O Programa de Atenção à Saúde do Idoso (PASI) somou 14 atendimentos, incluindo acolhimento, informações e cadastramento no Programa. No Programa Saúde do Homem, houve 28 atendimentos – entre eles 18 agendamentos – com orientações e escuta das dúvidas dos usuários. O Programa de Combate ao Tabagismo distribuiu panfletos, orientações e esclarecimentos sobre o tema e realizou 12 inscrições de interessados em participar da iniciativa.

O Programa População de Saúde da População Negra prestou informações de esclarecimento a 19 usuários e encaminhamento de 06 usuários para outros programas. Quanto à Vigilância Epidemiológica, foram realizadas 50 orientações sobre esporotricose humana e meningite. Foi informado à população como proceder diante da suspeita das doenças e suas formas de tratamento. A Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT) promoveu esclarecimentos sobre as atividades dos serviços de vigilância sinalizando a importância de prevenção de acidentes de trabalhos e distribuindo folders informativos sobre câncer de pele. No “Consultório de Rua”, também uma unidade móvel, houve registro de três pronto-atendimentos. Por sua vez, o Centro de Especializações Odontológicas (CEO) realizou 183 atendimentos: 58 aplicações de flúor em crianças, 148 avaliações dentárias em pacientes de várias idades e 44 agendamentos de consultas.

A equipe da Vigilância em Tuberculose prestou 75 explicações sobre o tratamento da doença, sua duração e término após seis meses, bem como se dá a confirmação de cura nove meses depois, informando ainda a gratuidade do serviço e os locais de atendimento. A equipe de Vigilância em Hanseníase distribuiu material informativo para esclarecimento da doença a 17 pessoas, sendo três casos de suspeita encaminhados para tratamento. A Vigilância Ambiental teve como principal atividade a orientação sobre infestações de pombos e morcegos, com panfletagem sobre as zoonoses que ocorrem no município. Os agentes de combate a vetores orientaram um grupo de 75 pessoas sobre como evitar água acumulada nas residências. O Programa Bem-Estar e Qualidade de Vida promoveu 75 auriculoterapias e 73 quick massages, além de prestar 255 informações sobre o assunto. A ação também contou com a participação das 26 secretarias municipais, das empresas públicas e do Instituto de Seguridade Social.