Imagem do curso de qualificação de professores
Iniciativa é desenvolvida em parceria com o Sebrae - Foto: Adriana Reis

Capacitar para melhor atender. Este é o objetivo do curso de capacitação ministrado para os servidores da Prefeitura de Maricá pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Comércio e Petróleo em parceria com o Sebrae. O treinamento é voltado para os funcionários que lidam diretamente com o atendimento ao público, independentemente da secretaria em que estejam lotados.

O curso vai até 28/03. Dentre os conteúdos aplicados estão a história do serviço público, como fazer o atendimento e tratamento corretos do munícipe, como ter uma visão sistêmica da demanda, como ter eficiência no atendimento, entre outros conteúdos. Para o analista do Sebrae Leonardo Martins, o treinamento prepara os servidores para melhor atender dadas as mudanças que estão vindo. “O aeroporto está entrando em operação, o porto está em implementação e o crescimento do município vai fazer com que as demandas na prefeitura cresçam. É necessário que os funcionários estejam preparados”, afirmou.

Sandro Lima, coordenador de empreendedorismo da secretaria, acredita que com o treinamento e as informações corretas, não melhora apenas o atendimento, mas o bem estar também para o servidor. “A ideia é qualificar os servidores públicos para não gerar estresse ou sobrecarga nos nossos funcionários, porque ele vai saber lidar melhor com aquelas situações”, analisou.

Na visão do secretário Alan Novais, a ação é benéfica para o servidor não só visando o trabalho na Prefeitura de Maricá, mas também fora dela. “Esse treinamento que estamos aplicando com o Sebrae fala do atendimento ao público como um todo, não só exclusivamente para o setor público. Caso, amanhã ou depois ele siga seu caminho profissional na iniciativa privada, saberá atuar nessa área e vai se destacar por ter um treinamento como esse. Ou seja, agrega valor ao nosso servidor público”, completou.

José Inácio, que trabalha no Serviço Integrado Municipal de Itaipuaçu, vê no curso a oportunidade de aprender como lidar com o servidor que procura as unidades da Prefeitura. “Chegamos com vontade de aprender, ainda mais em se tratando do Sebrae, como grande instituição de ensino para empresas que é. Vai mostrar as técnicas de como atender o munícipe no dia-a-dia, com formas corretas e dentro de um alto padrão”, finalizou.