Celso Netto recebeu os 60 aparelhos de rádiotransmissores que serão utilizados em Maricá - Foto: Divulgação

A Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Trânsito de Maricá recebeu 60 aparelhos radiotransmissores com tecnologia digital que vão permitir a comunicação entre todos os órgãos de segurança (municipal, estadual e federal). A entrega aconteceu em cerimônia realizada no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), do Governo do Estado, no Rio, com as presenças do subsecretário de Comando e Controle da Secretaria de Estado de Segurança (Seseg), Rodrigo Alves, e do superintendente de Comunicações Críticas, Alexandre Corval. O secretário de Segurança de Maricá, Celso Netto, foi quem recebeu os radiotransmissores.

Netto afirma que os equipamentos vão ajudar muito nas investigações de inteligência em Maricá, um ganho imensurável para o município. “Esses equipamentos são fundamentais para agilizar o atendimento das ocorrências e dar mais eficácia no atendimento à população”, disse.

Torres de transmissão foram instaladas no município totalizando 100% de cobertura no município de Maricá. Adquiridos e utilizados durante os Jogos Rio 2016, os rádios são um importante legado e permitem a comunicação com outros órgãos de segurança, beneficiando diretamente a população dessas áreas. Sem contar a integração com outros agentes de segurança, a Defesa Civil e Guarda Municipal que facilitará a organização do cinturão de segurança com municípios vizinhos.

O subsecretário de Comando e Controle, Rodrigo Alves, explicou como funciona a integração. “A Secretaria de Segurança recebeu os aparelhos, um importante legado dos jogos e vem fazendo parcerias. Isso facilita os planejamentos e agiliza os contatos. É uma oportunidade de estabelecer uma rápida atuação entre os representantes e as polícias”, disse.

O superintendente de Comunicações Críticas, coronel Alexandre Corval, enfatizou a importância dos aparelhos. “Os rádios possuem a função de GPS e dessa forma é possível monitorar os efetivos sem precisar verificar pessoalmente, ponto a ponto. A rede é absolutamente segura, trabalha com um protocolo que não permite a interceptação por um aparelho semelhante ao que nós utilizamos”, afirmou.

Os 12 mil novos aparelhos são mais resistentes, inclusive à água, e contam com sistema digital no padrão TETRA criptografado, que garante a rápida resposta e comunicação segura entre as equipes operacionais espalhadas por todo Estado e o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). Além da alta qualidade de som, os aparelhos permitem o monitoramento por GPS – com localização das equipes em campo por mapas digitais e identificação rápida do atendimento mais próximo da ocorrência – e longa autonomia da bateria. A tela dos novos aparelhos foi aprimorada e permite o envio de mensagens curtas, estilo SMS. Entre os acessórios, o rádio dispõe de sistema PTT (push to talk / aperte para falar) de lapela acoplado e fone de ouvido, itens que facilitam o uso.