Prefeito participou do encerramento desta edição e anunciou que o projeto continua -Foto: Secretaria de Proteção e Defesa Civil

Nesta sexta-feira (02/02), durante a festa de encerramento da primeira edição do projeto “Onda Certa”, o prefeito de Maricá Fabiano Horta, acompanhado do secretário de Proteção e Defesa Civil, Luiz Carlos dos Santos, e do presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), José Orlando Dias, confirmou para os mais de 70 alunos inscritos e pais presentes que o projeto a partir de agora passa a integrar o calendário oficial de atividades do município. Ao final do evento, realizado na Praia de Cordeirinho, altura da Rua 90, foram entregues certificados e medalhas para todos os participantes – crianças e adolescentes com idade entre 8 e 15 anos.

“O projeto Onda Certa tem um papel formador muito importante para as crianças e adolescentes e, por isso, afirmo que esse será um projeto continuado em Maricá. Nós vamos organizar ao longo do ano novas edições dessa atividade”, anunciou o prefeito Fabiano Horta. “Nossa cidade é litorânea, nós temos muitas praias e quem mora em Maricá é apaixonado pelo mar. Sendo assim, nós precisamos ensinar aos nossos munícipes, desde muito cedo, a lidar tanto com o mar como também com a questão do socorro ao outro, da observação das possibilidades e impossibilidades litorâneas”, explicou. “A ideia da prefeitura é expandir esse projeto para outros distritos do município. A população já abraçou o Onda Certa. Nós vemos aqui uma participação ativa dos pais, da família e dos amigos, muito presentes, acompanhando as atividades com a criançada”, avaliou. “Afirmo que nós vamos manter essa iniciativa muito viva nas férias escolares e na cidade como um todo”, frisou Fabiano.

“Estamos projetando para a próxima edição, que deve acontecer em julho deste ano, mais turmas e também mais locais a serem atingidos pelo projeto. Queremos estender para Itaipuaçu e para Ponta Negra de maneira que a gente consiga atingir a maior quantidade possível de jovens e crianças, porque essa é a proposta do Onda Certa”, adiantou o secretário Luiz Carlos dos Santos . “Acreditamos que investindo na capacitação das crianças estamos investindo não só na formação desses jovens, mas também contribuindo para que eles se tornem adultos melhores. A criança, o jovem, são os maiores agentes de transformação e sairão daqui hoje multiplicadores”, completou. “Fica os agradecimentos a toda a equipe da Guarda Civil responsável pelo sucesso do projeto e aos pais que confiaram no nosso trabalho”, agradeceu o secretário.

O presidente da Codemar, José Orlando Dias, aproveitou a ocasião para reafirmar a parceria com a Secretaria de Proteção e Defesa Civil para as próximas edições do “Onda Certa”. “Continuaremos com essa parceria, pois acreditamos nesse trabalho e no bem que esse projeto está fazendo para o município. A Codemar tem interesse e vai seguir apoiando esse e outros projetos de cunho social e esportivo”, garantiu José Orlando.

Muito participativo e respondendo a tudo o que era perguntado, durante o treinamento, o pequeno João Cândido, de oito anos, morador do Condado, ficou muito feliz ao entregar para o prefeito Fabiano Horta a camisa do Onda Certa. “Gosto muito de estar aqui com os meus amigos aprendendo tudo sobre o mar e sobre como evitar afogamentos”, disse João.

Paulo Henrique Ferreira, de 11 anos, morador de Cordeirinho, comemorou seu certificado e afirmou que o Onda Certa vai deixar saudades. “Desde que eu soube do Onda Certa eu quis me inscrever”, afirmou o jovem. “O momento mais legal foi surf, subir na prancha foi incrível”, contou. “Queria que nunca acabasse, vou sentir saudades”, disse Paulo Henrique.

De acordo com Rodrigo Cooperman, guarda-vidas e um dos responsáveis pela turma, desde o início a procura para se inscrever no “Onda Certa” foi muito grande. “Quando o projeto começou eram 45 vagas, mas foi preciso ampliar e hoje encerramos o projeto com aproximadamente 70 alunos. E, para garantir a segurança de todos tivemos sete guarda-vidas trabalhando no projeto. Tudo foi pensado para a segurança dos alunos”, esclareceu Rodrigo. “Finalizamos esse trabalho com uma sensação de dever cumprido. Esses jovens saem daqui sabendo como evitar situações de risco e salvar uma vida”, concluiu o guarda-vidas.

Vale lembrar que um dos principais objetivos do Onda Certa é diminuir as estatísticas da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa) que apontam o afogamento como a segunda maior causa de morte entre jovens até 14 anos. O programa da Prefeitura incluiu aulas de prevenção de afogamentos, primeiros socorros, condições marítimas, preservação ambiental e iniciação ao surf e bodysurf, além de outros exercícios físicos na areia da praia, como jogos cooperativos. Todos os participantes receberam um kit com camisa, boné e protetor solar.