Edição deste mês foi adiada e a nova data será divulgada pela coordenação do programa - Foto: Michel Monteiro

Cerca de quatro mil pessoas, incluindo vereadores e a primeira dama Rosana Horta, curtiram no último domingo em Araçatiba o Encontro Bem Viver, de acordo com a Coordenadoria de Bem-Estar e Qualidade de Vida da Secretaria de Saúde de Maricá. Nesta segunda edição (a primeira, em setembro do ano passado, ofereceu somente artigos veganos) foram 30 estandes – entre gastronomia, artesanato, literatura, jardinagem, moda e cervejaria artesanal – e mais cinco food trucks e duas food bikes, além de serviços de orientação nutricional, aferição de pressão arterial e vacinação volante, contabilizando 130 imunizações contra a febre amarela, 28 contra tétano e 20 contra hepatite. O evento teve a parceria também das secretarias municipais de Turismo, Agricultura, Pecuária e Pesca, de Segurança, Ordem Pública e Trânsito e de Cidade Sustentável, esta última com a distribuição de mudas nativas.

Um passeio ciclístico abriu o evento às 10h com a participação de mais de 50 pessoas, entre adultos e crianças, liderados pelo ciclista profissional Reginaldo Araújo, o Ninico, e com apoio da Guarda Municipal e da Empresa Pública de Transportes (EPT). No palco montado na Praça Tiradentes, a festa contou com o aulão de dança do professor Anderson Souza, a música ao vivo com o trio Ronaldo Valentim (voz e violão), Dalva Alves (voz e percussão) e Paulo Hernani (percussão) e a roda de capoeira do Mestre Ligeiro.

Os próximos encontros estão previstos para abril, julho e outubro, sempre em um domingo. Uma atração à parte foi a presença da equipe da Coordenadoria de Proteção Animal, que viabilizou a adoção de metade dos seis cães e seis gatos que levou para exposição e alegria da criançada – sempre com apoio do Grupamento Tático Operacional (GTO), parceiro nos resgates dos bichinhos em situação vulnerável.

“O Encontro Viver Bem é realizado pela Coordenadoria de Bem-Estar e Qualidade de Vida que também é a gestora do Programa Viver Bem, que oferece 25 atividades, entre auriculoterapia, dança, ciclismo e quick massage, nas suas três unidades: São José do Imbassaí, Centro e Inoã. O saldo positivo deste primeiro encontro de 2018 está dentro da crescente do programa, cujo objetivo é promover bem-estar e qualidade de vida, tirando do sedentarismo e orientando sobre os melhores hábitos”, comemora o coordenador geral Bruno Rodrigues. “Foi fantástica a evolução da primeira para a segunda edição, com o aumento de estandes e atrações, além da inclusão das ações de saúde”, avaliaram Edson Carlos e Viviane Almeida, da Cervejaria São José, vencedora do Mondial de La Bière em 2016.

Os demais comerciantes manifestaram a mesma opinião: “Um evento maravilhoso, que vale a pena visitar e expor. Com certeza participarei da próxima”, garantiu Lilian Pereira, que participou com tapetes e artesanato da Indonésia. “Que clima agradável! Estarei em todas as próximas feiras, nem precisam me perguntar”, disse Felipe Duarte, 38 anos, dono de franquia de bolos. E o público também aprovou: “Uma feira ótima, que deveria acontecer todo fim de semana, pois com certeza atrairia muita gente, principalmente pós-revitalização da orla, que ficou linda”, sugeriu a microempresária Deise Faria de Mattos, 57 anos. “Iniciativas como esta são fundamentais para oferecer mais opções de lazer aos maricaenses”, comentou a técnica de enfermagem Simone Antunes Andrade, 44 anos. “Uma bela oportunidade não só de mais entretenimento aos moradores locais como também para se explorar o turismo”, opinou o bancário carioca Lúcio Moraes, 43 anos.