Mutirão de Saúde aconteceu sábado na EM João Monteiro, no Recanto de Itaipuaçu - Foto: Marcos Fabricio

A Escola Municipal João Monteiro, que fica no Recanto de Itaipuaçu, foi palco do 1° Mutirão de Saúde do Instituto Casa de Maria, realizado no último sábado (20/01). O evento, que contou com o apoio da Prefeitura de Maricá através das secretarias de Educação e Saúde, levou consultas e exames gratuitos para a comunidade.

A coordenação do programa de Atenção Básica disponibilizou profissionais orientadores de Planejamento Familiar, Saúde da Mulher, Pediatria e Tabagismo. “A Casa de Maria conseguiu uma parceria para fazer teste de anemia nas crianças, então nós trouxemos uma pediatra para orientar as famílias de acordo com a avaliação destes exames. Além disso, também disponibilizamos todos os nossos serviços”, explicou Ana Cláudia de Almeida Medeiros, coordenadora da Atenção Básica.

Além do atendimento médico, o evento também buscou levar educação e entretenimento para a comunidade. Estiveram presentes parceiros como o 12° Batalhão de Polícia Militar (Odontologia), GAARJ – Grupo Amigo Animal (Veterinária), Companhia de Teatro Máscaras e a HemoCue (Equipamentos para testes e diagnósticos). “Uma das coisas que mais me preocupa são as constantes gestações sem planejamento das assistidas da Casa. Por isso, busquei o Planejamento Familiar, através da Dra. Ana Cláudia. Conheci a empresai em uma conferência de Vigilância Sanitária, eles me ofereceram 100 kits de exames de sangue, e assim acabou nascendo a ideia deste evento”, explicou a conselheira de saúde Denise Marchon, que também é diretora geral da Casa de Maria, referindo-se à parceria para o teste.

Moradora do Jardim Atlântico, a jornalista Cristiane Ramada, de 42 anos, aprovou a iniciativa. “Soube do Mutirão através da Denise, ela comentou sobre a ação e resolvi trazer o meu filho, Acácio, que tem dois anos. Ele já passou pelo atendimento das dentistas e agora estamos aproveitando as outras opções”, finalizou.