Foto: Clarildo Menezes

As Praças Conselheiro Macedo Soares e Orlando de Barros Pimentel, ambas no Centro, receberam na manhã desta segunda-feira 08/01 os artistas do “Flash no trânsito”, projeto da Secretaria de Cultura, com o espetáculo “Se essa rua fosse minha”. A atividade, primeira de 2018, se insere na campanha de educação no trânsito, “Basta de Acidentes”, da secretária de Segurança Pública, Ordem Pública e Trânsito e vai rodar os espaços públicos de todos os distritos de Maricá.

De forma bem humorada e didática a apresentação teatral desperta a reflexão sobre o comportamento adequado no trânsito. “Esse projeto é muito especial, pois começou com um público infantil nas escolas do município em 2017 e as crianças não só se divertiam como também aprendiam e entendiam a nossa mensagem”, lembrou a atriz Natalia Figueira, de 17 anos. “Agora estamos apresentando essa história nas praças para um público mais variado. Nosso objetivo é conscientizar toda a população de Maricá no que diz respeito aos cuidados que todos nós devemos ter no trânsito” explicou Natalia. “Vamos rodar todos os lugares inclusive os condomínios Minha Casa Minha Vida de Inoã e de Itaipuaçu”, completou a produtora e atriz Bruna Mascarenhas, de 21 anos.

O ator Jorlan Oliveira, de 35 anos, cadeirante, que sofreu um acidente há quase dois anos, falou da responsabilidade que é participar de um espetáculo sobre educação no trânsito. “Nós queremos que a essa mensagem chegue, nem que seja só um pouquinho, na cabeça das pessoas para que elas entendam que podem ajudar a evitar e até diminuir o número de acidentes de trânsito. Eu sofri um acidente e agora tenho a responsabilidade de levar para as pessoas essa consciência”, frisou Jorlan.

Além da peça, agentes de Segurança Pública distribuíram para população kits contendo adesivo, marcador de página, revistinha e panfleto educativo ilustrado com o Simarito, personagem símbolo da campanha “Basta de Acidentes”, lançada pela Prefeitura em 2017 e que até o primeiro semestre, do mesmo ano, apresentou uma redução de 50% em mortes decorrentes de acidentes de trânsito no município.

Segundo Raquel Lima, coordenadora de Educação para o Trânsito, a agenda de ações para 2018 já está fechada. “Vamos visitar todos os distritos com essa ação. Nossa meta é reduzir os índices de acidentes no trânsito e salvar vidas” garantiu Raquel. “Em breve iniciaremos novas campanhas, pois cada um dos distritos possuem demandas e necessidades específicas”, disse.

Gilberto Bastos, de 57 anos, morador do Flamengo, assistiu a apresentação na Praça do Turismo e elogiou as ações realizadas no trânsito e aproveitou para sugerir algumas melhorias. “Estão muito boas as campanhas de prevenção de acidentes de trânsito. A Prefeitura está de parabéns. Tem que chamar a atenção dos motoristas que não respeitam os ciclistas e que a Prefeitura invista mais em ciclovias”, sugeriu.