Convênio entre a Prefeitura de Maricá e a Universidade Federal Fluminense (UFF) pode selar a participação da universidade no Parque Tecnológico de Maricá que é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar). O prefeito Fabiano Horta, acompanhado do secretários Alan Novais e Leonardo Alves, se reuniu no dia 09/11 com o Reitor Prof. Sidney Luiz Mello para oficializar a parceria.

Um grupo de trabalho composto por representantes da UFF, Prefeitura e Codemar foi formado para elaborar o Termo de Parceria com plano de trabalho de três anos. Compõem o grupo os secretários de Desenvolvimento, Alan Novais, Planejamento, Leonardo Alves, o pró-Reitor de Planejamento, Jailton Gonçalves Francisco e o pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Vitor Francisco Ferreira. Uma nova reunião deverá ser realizada em 20 dias.

“Nós estamos desenvolvendo em parceria com a UFF um conjunto de ações que tem como objetivo levar um polo da Universidade para Maricá. Para que consigamos implantar, com êxito, um Parque Tecnológico no município é importante termos a UFF como aliada” disse Fabiano que completou: “A presença de um núcleo da Universidade Federal na cidade sem dúvidas será uma grande âncora acadêmica para desenvolver a região”, avaliou o prefeito.

A parceria com a UFF visa implantar uma escola de StartUps em maricá com cursos sobre empreendedorismo, administração e finanças. “A cidade vive um momento importante. Queremos que a população possa trabalhar, estudar e se capacitar sem sair de Maricá”, explica o secretário Alan que afirma que os modelos já existentes em Portugal  são bem sucedidos. “Vamos até Portugal conhecer melhor o funcionamento e os modelos. Maricá tem muitos empreendedores com ideias inovadoras e promissoras. Queremos dar a eles a oportunidade de colocar isso em prática”, completou.

O plano de trabalho deverá atender a diversas demandas do município, como:

1. Elaboração de projeto de viabilidade de cursos de graduação da UFF em áreas tecnológicas afim com o Parque Tecnológico de Maricá, a ser submetido ao Ministério da Educação;
  2. Cursos profissionalizantes e de pós-graduação e mestrado profissional, em Maricá, relacionados com o desenvolvimento municipal;
  3. Linhas de pesquisa, desenvolvimento e inovação nas áreas do Parque Tecnológico de Maricá;
  4. Escola de Startup (empreendedorismo) da UFF;
  5. Hospital Veterinário da UFF em Maricá;
  6. Parceira profissional para desenvolvimento de projetos e gestão da Prefeitura de Maricá;
  7. Desenvolvimento institucional de políticas públicas de desenvolvimento econômico focadas no empreendedor local.

O objetivo é colocar a parceria em funcionamento já em 2018. Este é o primeiro projeto com este tipo de parceria no Brasil realizado entre uma prefeitura e a universidade.

Também participaram da reunião o presidente da Codemar, José Orlando Dias, o Diretor de Desenvolvimento da Codemar, Carlos Guimarães, o Superintendente de Desenvolvimento do Parque Tecnológico de Maricá, Tiago de Paula.