Foto: Katito Carvalho

Mudanças nos hábitos alimentares e higiene foram discutidos nesta quarta-feira (08/11) entre a nutricionista Eliza Moraes e a pediatra Verônica Guiton, ambas do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (PAISMCA), que une as secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social, juntamente com o Programa “Saúde nas Escolas” (PSE), com pais e alunos da E. M. Ministro Luis Sparano, no Spar, com objetivo de prevenir doenças e promover a nutrição saudável.

“Hoje estamos realizando uma roda de conversa envolvendo uma nutricionista e uma pediatra com falas distintas sobre alimentação saudável e verminoses, respectivamente”, explicou Maria Angélica responsável pela equipe de educação e saúde da secretaria de Saúde. “Nesse encontro o foco são os pais, que foram previamente convidados, mas também temos muitos alunos, pois é importante que a informação chegue a todos”, disse.

Os encontros acontecem na maioria das escolas da rede municipal de ensino. “O PSE possibilita integrar ainda mais a família e a escola, mas em uma perspectiva de integração dos serviços que estão disponíveis neste território e por isso trazemos a Saúde, a Assistência Social, a Educação e a Cultura para trabalharmos juntos”, ressaltou Maria Angélica.

A nutricionista Eliza Moraes, da área técnica de alimentação e nutrição, falou da importância dessas ações nas escolas para promoção da alimentação saudável e do acompanhamento e controle do sobrepeso e da obesidade. “Pelas recomendações do Ministério da Saúde esses tópicos tem sido o foco dentro da atenção básica. A obesidade hoje, de acordo com as estatísticas, é o tripé na atenção básica, pois pode causar hipertensão, diabetes e a síndrome metabólica que altera todo o sistema imunológico e hormonal”, explicou Eliza. ”Hoje todos comem muito pão, muito biscoito, muito amido e por isso é tão importante informar aos pais e aos filhos para que eles possam optar por uma alimentação mais saudável e com menos alimentos industrializados e processados”, completou. “Precisamos resgatar a cultura do produto in natura, ou seja, dar prioridade ao consumo dos alimentos frescos”, frisou.

Para a diretora da escola, Renata Coubi, a ideia do evento é ampliar para pais e filhos o conceito de saúde. “Pequenos hábitos e muita informação podem nos ajudar a prevenir problemas enormes de saúde no futuro”, ressaltou a diretora.

A dona de casa Daniele Camilo, moradora de Inoã e mãe da pequena Pâmela de 10 anos, contou que essa foi a primeira vez que participou de um evento com foco em alimentação saudável. “Nunca tinha participado de uma palestra com esse tema e achei muito boa as informações passadas”, afirmou Daniele. “Eu não sabia, inclusive, de que alguns dos temperos que eu uso na comida podem fazer tanto mal. Agora vou substituir todos eles”, garantiu a dona de casa.

A também dona de casa Daiane de Oliveira, moradora do Spar e mãe das meninas Ana Claudia (12 anos), Maria Clara (8) e Maria Eduarda de dois meses confessou que muitas vezes tem dúvidas sobre que tipo de alimento poderia dar às suas filhas. “Muitas vezes nós mães achamos que estamos fazendo o bem para os nossos filhos, mas na verdade estamos dando a eles alimentos que podem ser prejudiciais a saúde”, disse Daiane. “Eu tenho horta em casa e isso ajuda bastante, mas com as informações que recebi vou usar muito mais a minha horta na alimentação da minha família”, garantiu.

Segundo a pediatra, Verônica Guiton, cada escola possui uma demanda especifica e, por isso, é muito importante esse tipo de visitação com viés informativo e preventivo. “Estamos aqui hoje oferecendo informações importantes para a saúde dessas pessoas e conscientizando da necessidade e da importância de se promover, além da alimentação saudável, a higiene. O cuidado com a água, com a alimentação, entre outros, são coisas simples, mas que fazem toda a diferença e, por isso, esse tipo de visitação vem acontecendo em todas as escolas”, afirmou Verônica.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here