Os canteiros da RJ-106 e as praças da cidade estão passando por revitalizações realizadas pela prefeitura que vão muito além do plantio de gramas e paisagismo. Na rodovia, os novos canteiros melhoram a visibilidade de motoristas e auxiliam na drenagem diminuindo alagamentos nas pistas, além de mudar o visual de quem trafega pela região. Nas praças, as obras modernizam e democratizam espaços antes não ocupados pelos moradores. Hoje, quem chega a Maricá nota a diferença da intervenção realizada pelo município. Vale ressaltar que a conservação da rodovia e dos canteiros é de responsabilidade do Estado.

Todas essas intervenções estão sendo executadas pela empresa AW2E Soluções Urbanas LTDA, que também presta serviços à Prefeitura na área de construção civil. Atualmente cerca de 500 trabalhadores que atuam nas mais de 40 frentes de obras em todo o município são contratados pela empresa com carteira assinada e todos os direitos garantidos. O contrato também inclui, o fornecimento de ferramentas e equipamentos que atendem a diversas secretarias.

A Prefeitura esclarece que todos os contratos firmados entre empresas privadas e a Prefeitura passam por rigoroso sistema de controle tanto interno quanto externo. Nada na administração pública de Maricá é realizado sem esse controle onde as contratações seguem a tabela de custos da EMOP/RJ, que norteia os custos das obras públicas.

A empresa AW2E Soluções Urbanas LTDA possui contratos distintos com a prefeitura. Um deles é o contrato de revitalização de praças e canteiros em áreas públicas. O outro contrato é de obras. Dos contratos vigentes de 2015, 2016 e 2017 menos de 3% correspondem ao item de plantio de grama.

Além de terceirização na área de construção civil, a empresa fornece igualmente serviços de eletricista, auxiliar administrativo, motoristas de veículos leves, serventes, ajudantes e auxiliares de serviços gerais.

Destaque-se que os serviços supramencionados possuem significativa importância visto que todo o trabalho se refere a serviços de conservação, estética e revitalização da infraestrutura urbana local. Além dos limites do município, a prefeitura vem atuando desde o início do ano na melhoria das vias, inclusive na Rodovia Amaral Peixoto com sinalização, feitura dos canteiros com paisagismo e iluminação de passarelas.