Secretário de Economia Solidária palestrou para 30 jovens do Comitê de Defesa do Bairro (CDB) - Foto: Jorge André

O secretário municipal de Economia Solidária, André Braga, palestrou nesta segunda-feira (04/09) para um grupo de mais de 30 jovens do Comitê de Defesa do Bairro (CDB). O convite foi feito pelo secretário de Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher, João Carlos de Lima (Birigu), pasta a qual o CDB está vinculado.

A palestra que aconteceu no auditório da secretaria de Participação Popular e teve como tema o Programa de Desenvolvimento Sustentável de Economia Solidária e Popular de Maricá (Lei Municipal 6252) e os programas de Renda Mínima e Renda Básica de Cidadania-RBC de distribuição de renda, da mesma lei.

Dentre os programas, André Braga destacou a importância da Moeda Social Mumbuca (Cartão Mumbuca), como uma finança solidária poderosa com poder de fazer crescer a economia da cidade, com mais de R$ 2 milhões mensais injetados e pelo menos R$ 3 milhões em impacto na economia.

O secretário pontuou que a Mumbuca é a primeira moeda social eletrônica no país. “Em breve vamos implantar um cartão mais tecnologicamente evoluído associado a um aplicativo de celular, que permitirá uma melhor circulação da Moeda Social Mumbuca é uma comunicação com os beneficiários dos programas”, afirmou André Braga. O secretário também destacou que Maricá é a única cidade que implantou no Brasil o direito universal à uma Renda Básica de Cidadania-RBC.

André Braga apontou ainda que Maricá é a única Prefeitura que paga programas de transferência de renda com o uso da metodologia de moeda social em âmbito geográfico municipal, seguindo a regulamentação do Banco Central, já que o comum neste sistema é a implantação de circulação de moedas sociais em Bancos Comunitários ou a nível de bairros.

Para o secretário, o programa de direito universal Renda Básica de Cidadania-RBC, foi tão inovador que atraiu a atenção da imprensa internacional, como é o caso recente da tevê Channel NewsAsia (CNA), um dos principais canais de TV a cabo do continente asiático, da maior revista econômica do mundo, a britânica The Economist, e da maior Agência de Notícias da Europa, a France Presse. Todas enviaram equipes à cidade e produziram reportagens reproduzidas em dezenas de países de todo o mundo.

Com o intuito de esclarecer aos jovens sobre os programas de transferência de renda para que eles possam repassar as informações com maior conhecimento, o secretário fez questão de pontuar que Maricá saiu na frente do Brasil e está em sintonia com o dilema dos países desenvolvidos, e que a principal funcionalidade dos programas é servir de alternativa para o que considera “a quarta revolução industrial já em curso” principalmente nos diversos países ditos de primeiro mundo, onde a robotização, a automação e a informatização, estão extinguindo postos de trabalho e profissões.

Para Birigu a ideia das palestras surgiu como forma de preparação dos jovens que atuarão nos Residenciais Carlos Marighella, em Itaipuaçu e Carlos Alberto Soares de Freitas, em Inoã, realizando um levantamento das necessidades dos moradores do condomínio. “Vamos fazer uma radiografia dos condomínios e a partir daí a prefeitura vai realizar ações para atender essas demandas”, afirmou o secretário.

Serão 40 jovens no total que irão tirar dúvidas dos moradores sobre questões relacionadas às secretarias de Saúde, Educação, Cultura, Assistência Social, Ciência e Tecnologia e Economia Solidária. As palestras, com os secretários de cada pasta, são uma forma de capacitar o Comitê a tirar as dúvidas e levar para cada secretaria as demandas do local.

Para o coordenador do Comitê, Oliver Goiano, a presença dos jovens vai ajudar a tirar possíveis duvidas sobre temas como vagas nas escolas e creches, bilhete único universitário e os programas de transferência de renda como o cartão Mumbuca. “Estão sendo capacitados para tirar duvidas das pessoas e serão um link entre o governo e a população”, afirmou.

Simone Rodrigues, 27 anos, foi uma das que participou da palestra. Moradora em Itaipuaçu, ela afirmou já conhecer os programas da secretaria e que a explanação de André Braga deixou ainda mais claros os pontos dos programas de transferência de renda. “Já tinha assistido uma palestra dele no Cinema Publico Henfil. Gostei bastante e tenho mais informações para passar para as pessoas”, disse.