Simarito orientou motoristas sobre trânsito com responsabilidade em ruas do Centro - Foto: Michel Monteiro

De maneira lúdica, divertida e informal, atores do projeto “Flash no Trânsito” e o mascote da campanha “Basta de Acidentes”, Simarito, entregaram panfletos sobre educação no trânsito para pedestres e motoristas que passavam pelas ruas Senador Macedo Soares, Vereador Francisco Sabino da Costa e Ribeiro de Almeida, no Centro de Maricá, na tarde desta terça-feira (20/06).

Organizada pela Secretaria de Segurança Pública e Trânsito do município, com apoio da pasta de Cultura, a ação faz parte de um pacote de medidas que visam a conscientização da população da cidade em relação ao comportamento dos condutores nas vias públicas. “Estamos trabalhando a conscientização no trânsito desde o início do ano, e ela será permanente. Começamos internamente, com palestras do Detran para os nossos servidores. Estamos constantemente capacitando nossos agentes, realizando intervenções viárias de sinalização e rondas escolares, que associadas à iniciativa ‘Basta de Acidentes’, já estão gerando reflexos positivos”, afirmou o secretário Celso de Almeida Netto.

Flagrado atravessando a rua com o sinal aberto para os carros, o pedestre João Victor, de 18 anos, aprovou o “puxão de orelha” que ganhou dos atores do projeto “Flash no Trânsito”. “Eu não costumo prestar muita atenção no trânsito mesmo, mas deveria. Achei bem interessante essa interação deles”, confessou o estudante.

Para a aposentada Maria Ferreira, de 70 anos, é de extrema importância que as pessoas saibam respeitar as leis. “Essa a ação é muito boa, principalmente para nós que somos idosos e costumamos demorar um pouco mais para atravessar a rua. É importante que todos saibam respeitar a sinalização para facilitar a nossa vida”, disse Maria.

De acordo com o secretário Netto, a iniciativa chegará a Itaipuaçu na próxima sexta-feira (23/06) e a Itapeba no sábado (24/06). “Estamos com um grande cronograma de ações montado. Além de ações nas ruas, temos também atividades com música e distribuição de cartilhas nas escolas, e estamos pensando em uma campanha municipal nos moldes da Operação Lei Seca”, adiantou.

Segundo levantamento da prefeitura, em Maricá são registrados 35 óbitos para cada 100 mil habitantes, usando a metodologia estatística que pondera os dados e permite comparações. No Rio, capital do estado com alguns milhões de habitantes e veículos nas ruas, registrou apenas 8 mortes a cada 100 mil habitantes. Excesso de velocidade, desrespeito às leis de trânsito, dirigir sob efeito de álcool, não usar o cinto de segurança e, principalmente, o capacete, estão entre as principais causas de acidentes na cidade, que apenas nos três primeiros meses do ano registrou 19 mortes em acidentes – número apenas de vítimas que faleceram no local do acidente.