Caminhão do Peixe - Foto: Michel Monteiro

A estreia do Caminhão do Peixe em Araçatiba, no último sábado (10/06), movimentou o bairro. A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca instalou o caminhão na Praça Tiradentes, com aproximadamente 70 kg de pescado, entre corvinas, piraúnas, tilápias, robalo e tainha. Segundo o secretário Júlio Carolino, o objetivo é dar condições aos pescadores que já comercializavam no local, de realizar a mesma atividade mas nas condições adequadas.

“Estamos disponibilizando o caminhão para que eles possam comercializar seu pescado com mais higiene, qualidade e estrutura, usando a água limpa e a bancada em acrílico, ao invés da própria água da lagoa e uma bancada de madeira na limpeza desse pescado”, explicou. Além disso, o projeto incentiva a pesca artesanal, que já sustentou a cidade e é a fonte de renda de muitas famílias. “A maioria desses profissionais usava a pescaria para complementar seu salário. Mas com a crise, muitos perderam seus empregos de motoristas e na construção civil. Assim, a fonte de renda complementar, passou a ser a única renda de muitos deles”, acrescentou Julio Carolino.

Os pescadores aprovaram. “Eu trabalhava como servente, mas no momento, a pesca é minha única fonte de renda. Então, isso muda a vida da gente. Vendo o caminhão, as pessoas certamente vão comprar mais. Atrai mais o público essa estrutura, higiene, peixe fresco mais barato. Então, é mais viável para a gente”, avaliou Fábio Moura (47 anos). “Com a estrutura que a prefeitura está nos dando, muda tudo. Seria bom mais vezes, e não apenas no sábado. Mas fomos informados que se tiver mais peixe, podemos revender para o caminhão nos outros dias também”, disse Fabrício Farias, de 36 anos.

Moradora do Parque Eldorado, a vendedora de cosméticos Irene Soares (61 anos) concordou com o pescador e levou para casa cerca de 5 kg de piraúna e corvina. “Não é nenhum motivo especial não. Gosto de peixe fresquinho e quero comer com guando, que vou lá no Silvado agora buscar”, explicou. “Compro sempre que tem, porque tenho a garantia de que o peixe é fresquinho e acho o preço mais em conta do que na peixaria”, finalizou.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here